O melhor livro de cozinha do Brasil, de acordo com a edição 2010 do Gourmand World Cookbook Fair Awards, é resultado de duas pesquisas realizadas na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A obra “Cozinha Caiçara: Encontro de Histórias e Ambientes” foi desenvolvida como projeto de extensão das pesquisadoras Marina Vianna Ferreira e Mayra Jankwsky, durante o doutorado realizado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (PPGERN). O trabalho traz um retrato da cultura caiçara sob o ponto de vista culinário.

De acordo com as pesquisadoras, a ideia de produzir o livro surgiu da preocupação em dar um retorno da pesquisa para a comunidade envolvida. O doutorado de Marina e Mayra foi desenvolvido no município paulista de Cananéia, no Vale do Ribeira, tratando de conceitos ecológicos sobre os sistemas alimentares e cadeias produtivas. “Assim, tentamos mostrar características da produção, preparo e consumo de alimentos sem utilizar linguagem acadêmica e de uma forma bastante visual”, ressalta Marina.
O livro mostra todo um patrimônio cultural que envolve desde a produção até o consumo de alimentos por comunidades de Cananéia. As pesquisadoras da UFSCar destacam que o foco do livro não são as receitas, mas sim as características do sistema alimentar caiçara, que envolve a proximidade com os recursos naturais, o jeito simples de cozinhar e a mistura do tradicional com o novo. A obra representa essas características por meio de textos, fotos, depoimentos e receitas.

O livro também concorre na categoria de “Melhor livro de cozinha local”. Os resultados serão anunciados no dia 3 de março de 2011, em Paris, durante a cerimônia anual de entrega de prêmios, marcando o primeiro dia da Paris Cookbook Fair. Para a publicação da obra, as pesquisadoras  conseguiram verba do Edital de Apoio à Continuidade de Culturas Tradicionais do Programa de Ação Cultural (Proac), da Secretaria de Estado da Cultura.

Por Sueli Correa

Anúncios