Ciclo de palestras e painéis, com especialistas nacionais e internacionais, abordarão temas que contribuam para o desenvolvimento da reciclagem no País

 A 5ª edição da Exposucata – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem, maior evento do setor da América Latina, que será realizado entre os dias 28, 29 e 30 de setembro, no Centro de Exposições Imigrantes (SP), reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater importantes temas que contribuam para o desenvolvimento da cadeia reciclagem no país.

 A abertura do Congresso Internacional, dia 28 às 10h, terá como tema a recém aprovada Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com uma visão sobre quais eram os objetivos desta lei e o que de fato foi sancionado. Em seguida, um painel com executivos de entidades da cadeia de reciclagem (Abrelpe, Inesfa, Abividro) e da OAB-SP vai debater como a PNRS pode alavancar os negócios do setor, entre outros temas.

No dia 28 também será a vez da reciclagem de eletrônicos ser abordada, com o tema “Eletrônicos: a nova corrida do ouro”, em referência à presença de metais valiosos nas sucatas de equipamentos eletrônicos. Para debater as oportunidades desse segmento ainda pouco explorado no País, será montado um painel com executivos de empresas que estão se especializando na reciclagem de “e-sucatas” e da Abinee.  O primeiro dia termina com palestra sobre os Caminhos e Entraves para a Reciclagem dos Plásticos, com representante do Sindiplast.

O segundo dia do Congresso (29) concentra as palestras internacionais e abre, às 10h, com Jason Schenker – presidente da consultoria norte-americana Prestige Economics – vai falar sobre a Economia Global e Perspectiva para as Commodities, sobretudo as metálicas, e sua relação com a economia mundial e o mercado de reciclagem.  Às 15h30, Adam Minter, jornalista norte-americano especialista no mercado de reciclagem e residente em Xangai há oito anos abordará as oportunidades e desafios de se negociar com a Ásia no mercado mundial de sucatas metálicas e materiais recicláveis em geral.

O dia 29 também é dedicado às sucatas metálicas de não-ferrosos. Primeiro com um painel sobre o alumínio e a possível falta do metal em função do aumento da demanda interna, e o papel da reciclagem e da importação de sucata para dirimir esse problema. Na mesa de debates, representantes da ABAL e de entidades grandes consumidoras de alumínio (Afeal, SAE Brasil, Siamfesp). Em outra palestra, o gerente de reciclagem da Paranapanema abordará o tema cobre e as novas regras de mercado de sucata do metal a fim de evitar a concorrência desleal.

 A sucata de metais ferrosos também terá seu espaço no segundo dia do Congresso. A programação do dia 29 se encerra com a reciclagem de veículos como fonte de matéria-prima. Estima-se que existam no Brasil cinco milhões de toneladas de metal ferroso presentes em veículos com idade suficiente para serem reciclados, uma verdadeira mina a céu aberto. Mas onde eles estão? O que os departamentos de trânsito do País podem fazer para acelerar esse processo de reciclagem? Um painel com o executivo da SEDA – empresa austríaca especializada em reciclagem veicular, junto com representantes do Detran-RS, Denatran e Cesvi responderão essas perguntas.

 No dia 30 às 10h, o Congresso Internacional encerra suas atividades com palestra sobre incentivos tributários para o setor de reciclagem, com Valéria Theodoro Ramos, da Delegacia de Receita Federal de Administração Tributária em São Paulo, que mostrará os caminhos necessários para que empresas se beneficiem dos incentivos tributários disponíveis.

 O Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem é aberto à imprensa e para confirmar a presença basta enviar os dados completos (nome completo, veículo, cargo, editoria, telefone e e-mail) para atendimento@intermeio.com.br. Acesse o site da EXPOSUCATA (www.exposucata.com.br) e veja a programação detalhada do evento.

 Mais sobre a Exposucata

Realizada desde 2006, a Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem é o maior evento internacional da indústria da reciclagem da América Latina e o segundo maior evento mundial dirigido a profissionais desse setor. Por ser voltado exclusivamente às empresas que buscam o lucro com a atividade de reciclagem em escala industrial, mais de 80% do público presente é formado por responsáveis diretos pelas decisões comerciais sobre os materiais recicláveis gerados, transformados e consumidos por suas empresas.


EXPOSUCATA 2010 – Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem 
Local: Centro de Exposições Imigrantes, Rodovia dos Imigrantes – km 1,5 

Data: 28, 29 e 30 de setembro de 2010
Horários: Feira: das 13h às 20h | Congresso: das 10h às 18h