Por Silmara Guerreiro, secretaria da APA Marinha Litoral Sul 

 

Vídeos ambientais serão exibidos em escolas e comunidades tradicionais

 

Durante os meses de junho e julho de 2010 a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul (APAMLS) – Fundação Florestal/SMA participará da II Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, conhecida também como Circuito Tela Verde.

Organizado pela Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC, por meio do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, o Circuito Tela Verde é uma exibição audiovisual de experiências em educação ambiental, com o objetivo de estimular o debate nas comunidades, contribuindo para a reflexão e trazendo uma contribuição para compreender como as comunidades tomam parte nos processos da gestão ambiental pública.

A exibição promovida pela APA Marinha do Litoral Sul, em parceria com instituições diversas da região, acontecerá nas cidades de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida, municípios que abrangem a APAMLS. “A ideia é promover uma mostra itinerante para atingir diferentes públicos, desde as escolas até as comunidades pesqueiras mais distantes, onde será possível discutir a gestão da APA Marinha, desenvolvendo assim um trabalho de base da educação ambiental”, afirmou a gestora Alineide Lucena.

Os 52 vídeos que serão exibidos na mostra foram enviados ao Ministério do Meio Ambiente – MMA por grupos de diferentes regiões do Brasil que documentaram através de filmagens e entrevistas feitas em parceria com as comunidades locais, temas diversos relacionados ao meio ambiente. A exibição destes vídeos será realizada em mais de 700 espaços exibidores em todo Brasil.

Em breve a APA Marinha do Litoral Sul divulgará as datas e os locais de exibição dos vídeos nos municípios de Cananéia, Iguape e Ilha Comprida. Para maiores informações sobre a mostra, acesse: http://circuitotelaverde.blogspot.com/.

Anúncios