Empregos verdes, redução de gases estufa e a situação de São Paulo são os focos centrais da P+L 2010 

A 9ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo discutirá a “Economia Verde frente às mudanças climáticas”. O tema, bastante atual, e os novos parceiros possibilitarão discussões muito interessantes e proveitosas para quem busca alternativas sustentáveis de produção. Esse é, aliás, um dos principais objetivos da Conferência, que acontece anualmente desde 2001. Este ano, ela será realizada no dia 12 de maio, das 8h às 17h, no Memorial da América Latina.
 
Nas palestras serão abordados assuntos como relação entre economia e meio ambiente, redução de gases do efeito estufa, empregos verdes e a situação da cidade de São Paulo dentro desse panorama. Um exemplo dessa realidade é o trabalho desenvolvido pela ONG – Oxigênio Desenvolvimento de Políticas Públicas e Sociais que criou o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que transforma equipamentos obsoletos ou sem uso em máquinas recondicionadas. Com elas, a ONG promove ações de inclusão digital em telecentros e escolas.
 
“Na Conferência será realizada a Campanha Atitude Sustentável que arrecadará computadores, CPUs, teclados, mouses, notebooks e acessórios de informática. Recomendamos que as pessoas participem da Campanha levando esse tipo de materiais para serem recondicionados e depois devolvidos à sociedade por meio dos programas de inclusão digital”, comenta Gilberto Natalini, o idelizador do evento.
 
A grande preocupação da Conferência é também promover regularmente ações que incentivem o respeito ao meio ambiente e possibilitem à sociedade discutir e implantar políticas públicas inteligentes. Tanto é que no final de cada edição é redigida uma Carta de Compromisso, a qual contém propostas a serem colocadas em prática na metrópole.
 
Neutralização

Em 2006 foi inserida a prática da neutralização do evento  realizada por dois parceiros, a PricewaterhouseCoopers Advisory e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente. 86 árvores foram plantas na cidade de São Paulo, no Parque Severo Gomes, nos arredores da Represa Guarapiranga e na Subprefeitura da Lapa. 

A execução do inventariado de gases de efeito estufa emitidos pelas atividades e processos das Conferências, ocorre a partir da elaboração de metodologia específica, do levantamento de dados antes, durante e depois do evento. A quantificação em Carbono equivalente as emissões do evento, a geração de relatório de inventariado de emissões, a quantificação do número de mudas a serem plantadas, a especificação, fornecimento das mudas e estudo dos locais adequados para plantio.

Esse ano novamente a neutralização do evento será realizada com os parceiros PricewaterhouseCoopers Advisory e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e as inscrições podem ser feitas pelo site www.natalini.com.br.
 
 
Programação
 
10h00: Palestra Magna
Relação entre economia e meio ambiente
Rubens Ricupero
Embaixador e Diretor da Faculdade de Economia da FAAP
 
10h40: Painel 1
Contribuição das empresas e do setor econômico na redução das emissões de GEE e com iniciativas para gerar emprego em locais de trabalho verde
 
Gesner de Oliveira
Professor de Economia da FGV-SP e Presidente da SABESP
 
Victorio Mattarozzi
Sócio – diretor da Consultoria Finanças Sustentáveis
 
Nelson Pereira dos Reis
Diretor do Departamento de Meio Ambiente da FIESP
 
Sérgio Besserman (Mediador)
Rádio CBN
 
 
13h00: Painel 2
Avaliação do potencial de empregos verdes
 
Paulo Muçouçah
Representante da Organização Internacional do Trabalho no Brasil – OIT
 
Marcelo Takaoka
Presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável – CBCS
 
Alcir Vilela Junior
Coordenador de Graduação das áreas de Meio Ambiente, Saúde e Educação do SENAC
 
Carlos Magno (Mediador)
Diretor e Fundador da Climatempo
 
 
14h30: Painel 3
Cidade de São Paulo – do global ao local
 
Miguel Bucalem
Secretario Municipal de Desenvolvimento Urbano  
 
Ricardo Tortorella
Diretor Superintendente do SEBRAE-SP
 
Helio Mattar
Diretor Presidente do Instituto Akatu
Heródoto Barbeiro (Mediador)
Rádio CBN
 
16h00: Apresentação Carta Compromisso
 
Gilberto Natalini
Vereador PSDB/SP
 
 
 
SERVIÇO

9ª Conferência de Produção Mais Limpa e Mudanças Climáticas da Cidade de São Paulo

Data – 12 de maio de 2010
Local – Memorial da América Latina
Horário – 8h00 às 17h00
 
 
Informações à imprensa
Jornalista José Cássio
jcassio@hotmail.com
Fone 11 3396-4405

Inscrições: www.natalini.com.br

Anúncios