No dia 4 de março, se realiza em Brasília o II Fórum Nacional de Políticas de Saúde. O evento promove a discussão de ações que possam garantir a sustentabilidade do setor, entre outros pontos importantes da saúde no Brasil. Participam do fórum, representantes do poder legislativo, gestores públicos e da iniciativa privada, além de profissionais da área. As inscrições são gratuitas

Existe uma evidência crescente de que os atuais sistemas de saúde de algumas nações do mundo serão insustentáveis se não forem alterados durante os próximos 15 anos. Globalmente, os cuidados de saúde encontram-se ameaçados pela confluência de incontornáveis tendências: aumento da procura, custos elevados, qualidade irregular, incentivos inadequados – as quais, se ignoradas, irão sobrecarregar os sistemas, causando enormes obrigações financeiras para alguns países e problemas de saúde devastadores para seus habitantes.

De acordo com estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) o Brasil gasta, por ano, 7,6% do seu PIB com saúde, destes, 45,6% é do setor público e o restante corresponde ao setor privado. Apesar do avanço no país, trata-se ainda de um setor com grandes problemas, causados por diversos fatores, como o aumento da esperança de vida da população, o aparecimento de novas doenças e patologias crônicas, as doenças psicossomáticas e o desenvolvimento tecnológico, o que certamente demandará mais recursos financeiros para a saúde.

Logo, é chegada a hora de examinar a saúde no Brasil sob a ótica da sustentabilidade, com atenção aos efeitos da crise econômica e na busca de caminhos adequados para garantia do setor, em especial aos mais necessitados.

Atenta a isso, o Instituto Brasileiro de Ação Responsável abre sua agenda de atividades de 2010 com a realização do II Fórum Nacional de Políticas de Saúde, no dia 4 de março, em Brasília. Este ano, o fórum traz à discussão o tema  central “Sustentabilidade do Setor Saúde no Brasil”, bem como as ações que possibilitem seu alcance e o direito da população à assistência integral. O evento acontece no auditório Antônio Carlos Magalhães, do Interlegis (Senado Federal), entre 9h e 13h30, sem interrupções. Será servido café da manhã, antes do evento, e bunch, após os debates. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail seminários@integrabrasil.com.br ou pelo site www.acaoresponsavel.org.br. É necessário credenciamento prévio.

 Sobre o Programa: O Programa Ação Responsável tem por iniciativa facilitar a interlocução de temas de grande relevância para o país, muitos deles prioritários da agenda do Governo Federal. Os debates contam com a participação de representantes do Congresso Nacional, gestores públicos e da iniciativa privada, representantes da sociedade civil e profissionais da área de saúde, a fim de promover o encaminhamento dos assuntos em questão.

II Fórum Nacional de Políticas de Saúde: Sustentabilidade do Setor no Brasil

Data: 4 de março de 2010, quinta-feira

Horário: das 9h às 14h

Local: auditório Antonio Carlos Magalhães do Interlegis – Senado Federal (Brasília/DF)

Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Coordenação: Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento

Social do Brasil – Íntegra Brasil – sob coordenação técnica de MSc. Edilamar Teixeira

Patrocínio: MSD Farmacêutica e Cristália Produtos Farmacêuticos

Inscrições gratuitas: seminarios@integrabrasil.com.br

Informações: (61): 3368-6044 e 3468-5696

www.acaoresponsavel.org.br e www.integrabrasil.com.b

Anúncios