A Arte de Maanaim utiliza os cupinzeiros como fonte de matéria -prima para esculpir inumeros objetos como decorações, luminárias, relógios, quadros.
Tudo começou quando pai e filho no sítio da familia em Rio Claro, interior de São Paulo, perceberam observando um pedaço de cupinzeiro  que o trabalho daqueles pequenos insetos era muito bonito e se tranformados em objetos e peças de arte teriam uma característica bastante peculiar. A verdade é que a aparência natural do cupinzeiro, com seus túneis e labirintos, dificilmente poderá ser imitada “sinteticamente” pelo homem.

Inicialmente começaram a “entalhar” desenhos de animais na parte de fora do cupinzeiro, mas com o tempo, as idéias foram surgindo, foram adequando os processos e tarefas, patentearam a matéria-prima e hoje selecionam temporariamente os produtos que colocam em seu site para comercialização. A familia tem a intenção de lançar novos produtos no futuro acompanhando as tendências do mercado.

O interessante disso tudo é a forte consciência ecológica e social que os artistas conservam. Os produtos são feitos à partir de cupinzeiros de pastos que estão infestados, pois devido ao desmatamento e a extinção dos predadores, os cupins se proliferaram sem nenhum controle natural. Além disso, a maioria dos pastos utilizados para extração dos cupinzeiros estão sendo transformados em canaviais.

Veja este lindo trabalho em http://www.artesmaanaim.com.br

Anúncios