itanhaém mudanças climáticas ecosurfi sustentabilidade tictactictac cop-15

Por Bruno Pinheiro (Ecosurfi)

Durante uma semana, um grupo de jovens ambientalistas da cidade de Itanhaém, no litoral sul de São Paulo, realizou uma ação de apoio à campanha internacional “TicTacTicTac – Hora de Agir pelo Clima”. Com idades que variam de 10 a 16 anos, a Ecogaler@, que tem apoio da ONG Ecosurfi, realizou ações de ciberativismo local. Por meio do blog deles e do Orkut, pulverizaram informações da campanha entre amigos, parentes, professores etc. E no sábado, dia 14 de novembro, realizaram duas intervenções.

itanhaém mudanças climáticas ecosurfi sustentabilidade tictactictac cop-15

Na parte da manhã, agitaram a etapa do Circuito Municipal de Surfe. Percorreram toda a extensão da Praia dos Pescadores e da Praia dos Sonhos abordando competidores, turistas e moradores. Em apoio à iniciativa, a locução do evento reforçou os efeitos negativos das mudanças climáticas. Já à tarde o local da ação foi a Praça Narciso de Andrade, no centro de Itanhaém. Distribuíram material informativo, adesivos, broches e conversaram com as pessoas. Explicaram, sensibilizaram e conseguiram coletar 590 assinaturas para a campanha “TicTacTicTac”.

A menos de 20 dias da 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Mudanças do Clima das Nações Unidas, a COP-15, a sociedade está cada vez mais mobilizada para cobrar metas claras e concretas para a redução da emissão de gases do efeito estufa das lideranças políticas de todo o mundo.

itanhaém mudanças climáticas ecosurfi sustentabilidade tictactictac cop-15

Apesar de posições conservadoras e perigosas para toda a vida no planeta, como a do presidente norte-americano Barack Obama, afirmando que os EUA não aceitarão metas, a plataforma mínima da GCCA (Campanha Global de Ações pelo Clima, na sigla em inglês) vai cobrar, por exemplo, que sejam estabelecidas “metas e mecanismos para que, antes de 2020, se inicie a trajetória descendente das emissões globais de gases do efeito estufa”. Já o governo brasileiro, no dia 13 de novembro assumiu globalmente a meta de reduzir suas emissões num intervalo de 36,1% a 38,9% num intervalo de 20 anos.

A COP-15 acontecerá em Copenhagen, na Dinamarca, de 7 a 19 de setembro, e espera-se que, de lá, saiam avanços políticos sérios para o enfrentamento do aquecimento global após o fracasso do Protocolo de Kyoto.

E você, já assinou o abaixo assinado da Campanha TicTacTicTac – Hora de Agir pelo Clima? Ou vai puxar o bico?

Mais informações: www.tictactictac.org.br

Anúncios