Governo e representantes do setor farmacêutico se reúnem para debater as políticas voltadas ao crescimento do segmento e redução do déficit na balança comercial de saúde, nesta quinta, 19 de novembro, no Senado Federal. O evento é gratuito

 O Instituto Brasileiro de Ação Responsável, em parceria com o Governo Federal, realiza, na próxima quinta-feira, 19 de novembro, em Brasília, o “Fórum Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutica no Brasil”. O evento promove, no auditório Antonio Carlos Magalhães do Interlegis, no Senado Federal, um espaço para a discussão em busca de uma política concreta do desenvolvimento da cadeia produtiva farmacêutica nacional, com ênfase no fortalecimento da produção estratégica do país e diminuição do atual déficit da balança comercial do setor. A participação é gratuita e requer inscrição prévia por parte dos interessados.

 O fórum, que acontece das 9 às 14h, reúne representantes do Congresso Nacional, Ministério da Saúde, Ministério da Ciência e Tecnologia, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Banco Nacional do Desenvolvimento, além de empresas da cadeia produtiva de fármacos e medicamentos, centros tecnológicos universitários, agências de fomento, associações de classe, escritórios de advocacia, consultorias e terceiro setor, entre outros atores envolvidos.

 Participam do debate: o senador, Flexa Ribeiro (presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática); o deputado federal, Eduardo Gomes (presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática); o diretor do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Zich Moysés Júnior; o coordenador do Comitê Nacional de Biotecnologia do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sérgio Figueiredo; o chefe do Departamento de Produtos Intermediários, Químicos e Farmacêuticos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Pedro Palmeira; o presidente do Conselho Diretor da Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos e conselheiro da ABIFINA, Ogari Pacheco; e o vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, Nelson Brasil de Oliveira.

 Serviço: Fórum Competitividade da Cadeia Produtiva Farmacêutica no Brasil

Data: 19 de novembro (quinta-feira), das 9h às 14h

Local: auditório Antonio Carlos Magalhães – Interlegis – Senado Federal

Evento Gratuito, necessário inscrição prévia

Ao final será servido brunch, seguido de visita guiada ao Congresso Nacional

Coordenação: Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil – Íntegra Brasil

Instituições parceiras: Congresso Nacional; Ministério da Saúde; Ministério do Planejamento; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Interlegis.

Patrocínio: Merck Sharp & Dohme e Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos

Inscrições e mais Informações: Agência Íntegra Brasil, no site www.integrabrasill.com.br; e-mail seminarios@integrabrasil.com.br, ou pelos telefones (61) 33686044 e 32743191.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Denise Margis e Marina Figueiredo, e-mail imprensa@acaoresponsavel.org.br, ou pelos telefones (61) 3366-1440/1410 e (61) 7815-7482

Programação

8h30 – Recepção dos Convidados com café de boas vindas e Mostra de Vídeo

9h00 – Abertura com audição do Hino Nacional

9h30 às 12h20 – Temas e diretrizes aos trabalhos do dia:

– Desenvolvimento Tecnológico em Fármacos e Medicamentos no Brasil;

– Incentivos para a capacitação tecnológica da indústria fármco-química e farmacêutica

– Medidas regulatórias – Onde estamos e onde queremos chegar

– Política Industrial na Área Farmacêutica – Experiência do PROFARMA

– Poder de compra governamental como instrumento para incrementar o processo de inovação no setor

– Oportunidades e desafios da cadeia farmacêutica

Moderador: João Sanches, diretor de Assuntos Corporativos da MSD Farmacêutica

12h20 às 13h00 – Debate

13h00 – Será servido Brunch

14h00 – Aos que desejarem terá visita guiada ao Congresso Nacional

Anúncios