Entre os dias 19 e 22 de novembro acontecerá na cidade de Cananéia/SP o evento “Cultura em Rede: Cananéia Cidade Educadora” com diversas atividades culturais e ambientais para o público de todas as idades. Apelidado de 2ª Pegada Cultural, a programação prevê atividades em comemoração ao “Dia da Consciência Negra”, gincanas sobre o “Carnaval de Pracô”, mesas redondas, sarau cultural, cinema na praça e apresentações artísticas (teatro, música e mamulengos).

Segundo os organizadores, o evento tem o objetivo garantir a valorização do patrimônio imaterial relacionado à cultura caiçara e quilombola, por meio da multiplicação e transmissão do conhecimento tradicional guardado por seus representantes mais antigos, colocando diferentes gerações em contato, de forma lúdica e criativa nas oficinas e apresentações culturais previstas no evento.

Além disso, busca fortalecer a cultura local, visando a apoiar as populações tradicionais, valorizar seus modos de vida, identidade e manifestações culturais, bem como, criar um espaço democrático de troca de informações/experiências entre instituições, comunidades e diferentes atores sociais envolvidos com a questão caiçara e quilombola, a fim de discutir propostas de políticas públicas, para garantir os direitos desses povos e comunidades, principalmente nos temas que serão levantados nas mesas redondas propostas na programação.

Realizado pelo segundo ano consecutivo, a “Pegada Cultural” contou, em 2008, com recursos financeiros do “Prêmio Culturas Populares 2007 – Mestre Duda 100 Anos de Frevo”, oferecido pelo MinC – Ministério da Cultura a entidades com atuação reconhecida na área cultural. Por conta do sucesso do primeiro evento e da necessidade em se valorizar e evidenciar as culturas tradicionais, vivas e significativas em Cananéia, é que o MinC, novamente, reconheceu a importância do trabalho realizado pela Associação Rede Cananéia, pelo Ponto de Cultura “Caiçaras” e pelos demais parceiros, concedendo o “Prêmio Arete Cultura Viva – Eventos em Rede” a esse coletivo, possibilitando, assim, a realização da 2ª edição da Pegada e, principalmente, segundo seus organizadores, promovendo oportunidades para que a cultura tradicional local mantenha-se viva e ativa.

Atenção para a Programação

QUINTA-FEIRA (DIA 19)

21h – “Orquestra Municipal de Violões”.

21h30 às 22h30 – “Sarau Cultural”: Palco Aberto ao público para diferentes manifestações culturais.

22h30 – Grupo de Choro “Vê se Gostas” .

LOCAL: Praça Theodolina Gomes
SEXTA-FEIRA (DIA 20)

09h – Celebração religiosa em homenagem ao “Dia Nacional da Consciência Negra” – logo após palestra sobre Dia da Consciência Negra.
14h ás 16h – Oficina Dança Afro .
17h – Roda de Capoeira
LOCAL: Praça Theodolina Gomes

14h às 18h – Mesa-redonda:
TEMA: “Educação diferenciada”
Convidados: Pesquisador(a) da Unicamp; Pesquisador(a) do NUPAUB/USP – Kati; Membro da Associação Jovens da Juréia; Grupo de Jovens do Bairro Ariri; Membro do Coletivo Jovem Caiçara; Diretor de Ensino da Região de Registro; Coordenadores das Escolas do Município de Cananéia; Diretora de Educação de Cananéia; Representante da Escola do MST Itapeva; Morador do Quilombo de André Lopes; Moradores de Unidades de Conservação; Representante do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP); Membro da Equipe de Articulação e Assessoria das Comunidades Negras (EAACONE).

LOCAL: Salão Paroquial

18h – Bolo de Confraternização tradicional em comemoração do ”Dia Nacional de Consciência Negra”.

19h – Cinema na Praça – documentário “Sou Negro”.

LOCAL: Praça Theodolina Gomes

20h30 – Saída para “Festa da Ostra do Mandira”.
SÁBADO (DIA 21)

9h às 16h – Gincana Cultural com o tema “Carnaval de Pracô”

LOCAL: Programa Escola da Família da Escola Yolanda

14h às 18h – Mesa-redonda:
TEMA: “Acesso à terra e Recursos Naturais por Comunidades Tradicionais”
Convidados: Convidados: Membro da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP); Membro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA); Moradores de UC’s; Representante da Colônia de Pesca Z-9; Representante da Associação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Vale do Ribeira e Litoral Sul – Subsede Cananéia (SINTRAVALE); Representante da Fundação Florestal; Representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – (a confirmar); Diretor de Meio Ambiente de Cananéia; Representante do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) – (a confirmar); Representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

LOCAL: Salão Paroquial

20h – Apresentação de Hip-Hop – grupo “Kings of Street”.

22h – Apresentação musical com o grupo “Mundaréu”.

LOCAL: Praça Theodolina Gomes
DOMINGO (DIA 22)

9h às 16h – Gincana Cultural com o tema “Carnaval de Pracô”.

LOCAL: Programa Escola da Família da Escola Yolanda

17h – “O Auto de Guaraqueçaba” Mamulengos Fâmulos de Bonifrates

18h30 – Fandango “Grupo Vida Feliz”.

19h30 – Fandango “Família Neves”.

20h30 – Fandango “Grupo Violas de Ouro do São Paulo Bagre”.

LOCAL: Praça Theodolina Gomes
Realizacão: Rede Cananéia, Ponto de Cultura “Caiçaras” e Coletivo Educador do Lagamar. Parceiros: Quiosque Miruna, Programa Escola da Família da Escola Estadual “Professora Yolanda Araújo Silva Paiva”, Paróquia São João Batista de Cananéia, Matimpererê Empório Cultural, CAF – Cananéia Artes e Fibras. Financiador – Secretaria da Cidadania Cultural – Ministério da Cultura (SCC/MINC).

Anúncios