Amazonas Film Festival anuncia os filmes selecionados e convidados que participam de sua 6ª edição, de 6 a 12 de novembro, em Manaus

 A competição de longas-metragens terá como presidente do júri o diretor norte-americano John McTiernan (“Duro de Matar”), além da presença de artistas como a espanhola Elena Anaya (“Lucia e o Sexo”) e a francesa Clotilde Courou (“Piaf – Um Hino ao Amor”) e cineastas como o inglês Hugh Hudson (“Carruagens de Fogo”) e a brasileira Lucia Murat (“Quase Dois Irmãos”)

 O diretor Carlos Manga e o ator Milton Gonçalves serão os homenageados desta edição, que apresentará mais de 160 filmes, entre curtas, longas e documentários, exibidos dentro e fora de mostras competitivas

 Pelo sexto ano consecutivo, a capital amazônica sediará uma grande festa do cinema mundial. Entre os dias 6 e 12 de novembro, Manaus receberá o Amazonas Film Festival – Aventura, Natureza e Meio Ambiente, realizado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio de sua Secretaria de Cultura, com produção do grupo francês Le Public Système Cinéma.

 O evento promove o encontro de profissionais da indústria cinematográfica nacional e internacional, apresentando aos amantes da sétima arte as riquezas e o potencial da Floresta Amazônica e a necessidade da preservação do patrimônio natural da região.

HOMENAGEDOS

O 6º Amazonas Film Festival (AFF) terá como presidente de honra o diretor, roteirista e produtor brasileiro Carlos Manga. Passados 50 anos de carreira, o diretor contabiliza mais de 30 filmes, como “O Homem do Sputnik” (1959) e “O Marginal” (1974), além de humorísticos, novelas e minisséries, entre elas, “Memorial de Maria Moura” (1994) e “A Engraçadinha” (1995).

Como convidado de honra desta edição, o festival receberá o ator mineiro Milton Gonçalves. Veterano do teatro, do cinema e da TV brasileira, ele será homenageado no palco do histórico Teatro Amazonas.

CONVIDADOS DOS JÚRIS

A competição de longas-metragens de ficção terá como presidente do júri o diretor norte-americano John McTiernan, diretor de grandes bilheterias das décadas de 1980 e 1990, como “O Predador” (1987), “Duro de Matar” (1988) e “Caçada ao Outubro Vermelho” (1990). Ele estará acompanhado de outros cineastas, como o inglês Hugh Hudson, de filmes como “Carruagem de Fogo” (1981) e “África dos meus Sonhos” (2000), e a brasileira Lucia Murat, de “Quase Dois Irmãos” (2004) e “Maré – Nossa História de Amor” (2007). Também fazem parte do júri atrizes como a espanhola Elena Anaya (“Lucia e o Sexo”, de 2001) e a francesa Clotilde Courou (“Piaf – Um Hino ao Amor”, de 2007).

A mostra competitiva de documentários será presidida pela atriz californiana Stefanie Powers, do popular seriado de TV “Casal 20”, que hoje dirige uma fundação em defesa da vida animal na África. Ao seu lado, estarão convidados como o acrobata francês Phillipe Petit, que ficou famoso ao atravessar por um cabo de aço a 400 metros de altura as Torres Gêmeas de Nova Iorque (aventura retratada no documentário “O Equilibrista”) e a ecologista queniana Paula Kahumbu, que se dedicou ao estudo de macacos e elefantes e hoje comanda uma organização que atua em países em desenvolvimento para a proteção de animais em risco de extinção.

Para as competições de curtas-metragens brasileiros, foi convidado como presidente o diretor Beto Brant, de produções como “O Invasor” (2001) e “Cão sem Dono” (2007), entre outros profissionais do cinema, como o animador Cesar Cabral e a curta-metragista Sonia Federico.

 ARTISTAS NACIONAIS

 Durante os sete dias do 6º AFF, muitos convidados nacionais passarão por Manaus, prestigiando o festival. Entre as atrizes confirmadas, estão Malu Mader, Maria Fernanda Cândido, Rosamaria Murtinho, Nathalia Timberg, Tânia Alves, Juliana Alves e Rita Cadillac. Também participarão do evento os atores Malvino Salvador, Murilo Rosa, Victor Fasano, Guilherme Leme, Marcos Winter e Guilherme Duarte.

FILMES EM COMPETIÇÃO 

Entre longas-metragens de ficção, documentários de meio ambiente e curtas nacionais digitais e 35mm, a 6ª edição do Amazonas Film Festival exibirá mais de 40 filmes em suas mostras competitivas.

 A disputa dos longas-metragens terá oito títulos concorrentes, entre eles o brasileiro “Em Teu Nome”, novo filme de Paulo Nascimento, o iraquiano “Whisper with the Wind”, dirigido por Shahram Alidi, o australiano “Samson & Delilah”, de Warwick Thornton, e o norte-americano “The Road”, de John Hillcoat, com Viggo Mortensen, Charlize Theron, Guy Pearce e Robert Duvall.

 Nove documentários foram selecionados para a mostra competitiva. O brasileiro “A Árvore da Música”, de Otavio Juliano, trata da preservação de uma árvore da Mata Atlântica usada para a confecção de arcos de violinos desde os tempos de Mozart. O canadense “The Dolphin Dealer”, de Brad Quenville, revela o mundo obscuro do comércio de golfinhos selvagens. Do Canadá, “Dirty Paradise”, dirigido por Daniel Schweizer, apresenta o drama de milhares de índios no Suriname e Guiana Francesa que tentam sobreviver à devastação causada garimpeiros ilegais de ouro.

 A competição de curtas-metragens é dividida em três categorias: serão seis curtas brasileiros em 35mm, sete curtas brasileiros digitais e dez curtas digitais do Amazonas.

  Mostras Paralelas

 Além das competições, o Amazonas Film Festival tem uma programação repleta de filmes de aventura e natureza. São mais de cem títulos, que serão exibidos gratuitamente em 46 espaços por toda Manaus e na cidade vizinha de Iranduba, atingindo os mais diversos públicos.

 Para a noite de abertura, no Teatro Amazonas, foi selecionado o brasileiro “Antes que o Mundo Acabe”, da diretora Ana Luiza Azevedo. Na frente do Teatro, o Largo de São Sebastião se transforma em um grande cinema ao ar livre, onde serão projetados desde clássicos, como “O Homem do Sputinik” até sucessos recentes, como “Divã”.

 Outro destaque da programação paralela é a Mostra Social Cinema Por Aí, que acontece em locais raramente lembrados em festivais de cinema, como hospitais, penitenciárias e asilos. Entre os filmes, estão “O Menino da Porteira”, “Se Eu Fosse Você 2” e “Camp Rock”. E aproveitando o clima da Copa do Mundo no Brasil, o Centro Cultural dos Povos da Amazônia receberá a inédita Mostra Cine Copa Verde, que apresentará diversos títulos ligados ao futebol, “Mauro Shampoo – Jogador, Cabeleireiro e Homem”, “O Futebol Como Deus Criou – O Peladão de Manaus” e “Fiel – O Filme”.

 CONFIRA A RELAÇÃO DE CONVIDADOS E FILMES SELECIONADOS DO 6º AMAZONAS FILM FESTIVAL NOS DOCUMENTOS ANEXOS.

6º Amazonas Film Festival – Aventura, Natureza e Meio Ambiente

De 6 a 12 de novembro de 2009, em Manaus

Informações: www.amazonasfilmfestival.com.br

Realização: Governo do Estado do Amazonas / Secretaria de Cultura

Produção executiva internacional: Le Public Système – Produção executiva nacional: PG Music

Patrocínio: Coca-Cola

Apoio: Lacoste, Banco Daycoval, TV 5 Monde, Ford Monttana, Link Digital, Kodak, Cinemais, Sherwin Williams e Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Lei de Incentivo à Cultura)

Apoio institucional: Embaixada da França no Brasil, Cinefrance, Universo Amazônico, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro Técnico Audiovisual (CTAV) e Fórum dos Festivais

Parceria: Cinebrasil e Manaus Plaza Shopping

 

Anúncios