O presidente de EUA, Barack Obama, ordenou na segunda-feira (05/10/2009) aos órgãos do governo federal que não poluam o ambiente e que deem o exemplo na redução da emissão de gases poluentes.

Em uma ordem executiva o presidente estabeleceu objetivos que deverão cumprir os organismos federais para reduzir as emissões.

A ideia é tratar de reduzir a poluição ambiental nos edifícios federais, economizar água, reduzir o lixo, apoiar às comunidades que promovem a qualidade do meio ambiente, além de impulsionar produtos e tecnologias que ajudem na conquista desses objetivos em um prazo de pouco mais de dez anos.

Concretamente a ordem executiva exige o cumprimento de certos objetivos, entre eles uma redução no uso de combustíveis de 30% e um melhoramento de 26% no uso eficiente de água para 2020. Estabelece ainda um aumento de 50% nos índices de reciclagem e lixo para 2015.

Em sua ordem executiva, o presidente exigiu que essas agências federais “meçam, controlem e reduzam as emissões de gases”.

“Ao ser o maior consumidor de energia na economia dos EUA, o governo federal pode e deve dar o exemplo quando se trata de criar formas originais de reduzir as emissões de gases, aumentar a eficiência energética, conservar água, reduzir o lixo e usar produtos e tecnologias ambientalmente responsáveis”, assinalou o presidente.

Acrescentou que seu governo buscará criar “uma economia de energia limpa e demonstrar o compromisso do Governo federal de reduzir as emissões e economizar dinheiro”.

O governo federal é o maior empregador com mais de 1,8 milhões de trabalhadores civis que realizam suas atividades em meio milhão de edifícios e usam 600 mil veículos.

Fonte: Folha Online

Caco Araújo.

Anúncios