Esta disponível para download o Livro elaborado com apoio do CEA, intitulado A CIDADE SUSTENTÁVEL E O DESENVOLVIMENTO HUMANO NA AMÉRICA LATINA: TEMAS E PESQUISAS.

Nele encontramos o artigo Flexibilização da Tutela Jurídica das Áreas de Preservação Permanente e Direito à Moradia nas Cidades Sustentáveis: convergência ou incompatibilidade? de Eugênia Dias e Antonio Soler, do CEA, no qual abordam o tema das APPs e as ameaças que pairam sobre esse importante instituto jurídico ambiental.

Segundo os autores para evitar, não só o colapso , mas também os seus prenúncios, como as causas e conseqüências do aquecimento global, vários desafios requisitam a atenção do movimento ecológico .

Para Dias e Soler a crise ecológica leva-nos a uma reflexão sobre a urgente repactuação social dentro de padrões não-antropocêntricos, os quais obviamente incluem a natureza, desconsiderada do pacto moderno. A flexibilização da tutela jurídica ambiental diverge dos elementos que apontam para o ideal de cidade sustentável.  Nos demais artigos do livro, os autores provocam um debate para além do discurso hegemônico em torno do Desenvolvimento Sustentável, atentando para a (in)sustentabilidade da cidade capitalista e da crise de paradigma.

A publicação é fruto de uma ação cooperada entre uma universidade, a FURG, e uma organização não governamental, o CEA, demonstrando a viabilidade entre esse tipo de parceria e a riqueza que dai resulta para enfrentar temas como a Cidade Sustentável.

Faça o download aqui: <http://centrodeestudosambientais.files.wordpress.com/2009/10/livro-cidades-sustentaveis1.pdf>


Fonte: CENTRO DE ESTUDOS AMBIENTAIS – CEA
25 anos !!  O coletivo pela sustentabilidade.
Fundado em Rio Grande – RS
Endereço P/ Correspondência Rua Henrique Bulle, 494
CEP: 96205 -100  Rio Grande/RS
Fone-fax:(53) 84150066 84150055 (51) 81623307
email: ongcea@gmail.com
msn: ceapelotas@hotmail.com
skype: centrodeestudosambientais
http://centrodeestudosambientais.wordpress.com/
http://www.flickr.com/photos/ongcea
http://twitter.com/CEAong

Anúncios