Baía dos golfinhos - Cananéia/SP

Baía dos Golfinhos - Cananéia/SP

A região do Lagamar pode ser o seu próximo destino no feriado do dia 12 de outubro. Traga toda a sua família para conhecer os municípios que fazem parte dessa região: Cananéia, Iguape, Ilha Comprida e Pariquera-Açú.

O Lagamar está localizado ao Sul do estado de São Paulo, no Vale do Ribeira, onde ainda se encontra a maior extensão contínua de Mata Atlântica preservada do País. Além disso, foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade por conseguir manter a riqueza natural da região e a cultura e os costumes das comunidades tradicionais.

No Lagamar, você poderá vislumbrar-se com as cachoeiras, manguezais, restingas, canais, praias e uma enorme biodiversidade. São golfinhos, guarás, biguás, aves marinhas, papagaios-de-cara-roxa, e uma grande variedade de peixes,que habitam o estuário do Mar Pequeno.

Guarás na Ilha Comprida/SP

Guarás na Ilha Comprida/SP

A região concentra varias Unidades de Conservação como os Parques Estaduais da Ilha do Cardoso e da Campina do Encantado, a Área de Proteção Ambiental Cananéia-Iguape-Peruíbe, as Estações Ecológicas de Juréia-Itatins e de Chauás, dentre outras áreas de preservação.

Centro Histórico de Iguape/SP

Centro Histórico de Iguape/SP

O artesanato, as danças e músicas do Fandango, o casario colonial, a pesca esportiva, a observação das aves, os passeios por trilhas e de barcos são algumas das atrações encontradas na região. Sem falar da culinária que se destaca com pratos a base de peixes e frutos do Mar.

Pariquera-Açú/SP

Pariquera-Açú/SP

Com tantas riquezas naturais e culturais e inúmeros atrativos turísticos, o Lagamar pode oferecer grandes oportunidades de diversão, descanso e lazer. Poderá encontrar pessoas que vivem desses paraísos tropicais, por meio da prática do turismo sustentável e do ecoturismo.

Pólo Ecoturístico do Lagamar – criado em 1995, em uma iniciativa da Fundação SOS Mata Atlântica, com a participação das operadoras ecoturísticas de São Paulo, os receptivos locais e apoio da Embratur. Hoje conta com o envolvimento de centenas de parceiros na região. É um projeto de desenvolvimento com a base na ultilização racional dos recursos naturais, visando sensibilizar os turistas e a comunidade local para a valorização e a conservação dos recursos naturais e culturais, gerando benefícios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. Durante estes anos o Pólo do Lagamar foi se fortalecendo: definiu produtos, capacitou profissionais, divulgou a região, promoveu educação ambiental e participou de eventos ligados ao setor.

Em 2003, foi implantado o Conselho Gestor do Pólo CONPEL, com a proposta de formentar e organizar a atividade turística no Lagamar. Em Março deste ano, o CONPEL aprovou o Regimento Interno, documento norteador do funcionamento do Conselho. Atualmente, a secretaria do Conselho funciona no Centro de Informações Turísticas do Pólo Lagamar, que fica em um casarão tombado, na Base da Fundação SOS Mata Atlântica, no Centro Histórico da cidade de Iguape.

Contato com o Depto. de Turismo dos municípios: Turismo de Cananéia – (13) 3851-5100 ou 3851-1753 / http://www.cananeia.sp.gov.br ; Turismo de Iguape – (13) 3841-3012 / http://www.iguape.sp.gov.br / Turismo da Ilha Comprida – (13) 3842-7000 / www.ilhacomprida.sp.gov.br ; Turismo de Pariquera-Açú – (13)3856-2148

Anúncios