Rio Ribeira em Registro / Foto: Sesary de Oliveira

Rio Ribeira em Registro/SP - Foto: Sesary de Oliveira

Por: Mônica Lima, assessoria de comunicação e imprensa – SABESP

Especialistas e pesquisadores dos estados de São Paulo e Paraná reúnem-se em Registro, no próximo dia 7 de outubro, para falar sobre a qualidade das águas da bacia do Ribeira e as conclusões de estudos realizados em rios e águas subterrâneas da região.

Eles estarão no 4º Seminário da Águas do Ribeira de Iguape, promovido pela Câmara Técnica de Saneamento do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH-Rb), com apoio da Sabesp. Aberto a todos os interessados, o evento será realizado das 8h30 às 16h, no anfiteatro do Centro de Educação e Cultura KKKK, à rua Miguel Aby Azar, 53, e contará com oito palestras, além de explanação sobre histórico e objetivos do seminário, e finalização com síntese dos trabalhos, conclusões e propostas.

A entrada é grátis e os participantes terão direito a certificado.

Programação:

8h30 – Inscrições e credenciamento dos participantes.

9h00 – Histórico e Objetivos do Seminário – Arlei Benedito Macedo (Instituto de Geociências USP).

9h30 – O lixo no Vale do Ribeira – Sidney Maia de Barcelos (Cetesb).

10h00 – Instrumentos de recursos hídricos e qualidade das águas – Rosa Maria de Oliveira Machado Mancini (Coordenadoria de Recursos Hídricos – CRHi).

10h45 – Qualidade da água subterrânea utilizada para abastecimento público no Vale do Ribeira – Maria Aparecida Faustino Pires (IPEN – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).

11h15 – A ISO 14.001 no saneamento – Wanderley da Silva Paganini (Sabesp).

11h45 – Estudos dos sistemas naturais e artificiais redutores de cargas poluidoras para a sustentabilidade dos recursos hídricos do Baixo Ribeira de Iguape – Adriana Cristina Poli Miwa (Escola de Engenharia de São Carlos USP).

14h00 – Características meteorológicas e hidrometeorológicas do CBH-Rb e flutuações climáticas – Orivaldo Brunini (Fundag – Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola).

14h30 – Efeitos do Rio Ribeira de Iguape na qualidade da água da região estuarina – Sônia Maria Flores Gianesella (Instituto Oceanográfico USP)

15h00 – A gestão de recursos hídricos do Paraná / O plano de bacia do Alto Iguaçu e afluentes do Alto Ribeira – Eneas Souza Machado e Emilio Trevisan (Suderhsa – PR).

15h30 – Síntese dos trabalhos do seminário, conclusões e propostas – Arlei Benedito Macedo.

Anúncios