Entre os dias 1 e 3 de setembro, acontece em São Paulo, a ECO Business Show 2009 – Feira e Congresso de Econegócios e Sustentabilidade. Pelo segundo ano consecutivo, o evento realizado e organizado pela MES Eventos reúne no Centro de Exposições Imigrantes, empresas e lideranças nacionais e internacionais para debater a sustentabilidade e sua importância nos negócios.

“Entender o conceito, seu impacto para planeta e o que se ganha ao falar e incorporar a sustentabilidade é uma discussão fundamental para o futuro, mas deve acontecer no presente. E, este é um dos principais objetivos da ECO Business Show 2009 – buscar respostas e ampliar o debate sobre o assunto”, afirma Ricardo Guggisberg, diretor executivo da MES Eventos e idealizador do evento.

Em sua primeira edição, que ocorreu em novembro do ano passado, mais de 30 expositores e 28 palestrantes apresentaram, durante três dias de feira e congresso, projetos pautados em sustentabilidade e com foco principal em Econegócios. Para Guggisberg, é fundamental mostrar os projetos e iniciativas que já estão implantados e buscar cada vez mais alternativas para tornar os negócios economicamente viáveis. “A convergência dos mercados é um dos principais caminhos para estes processos, pois com ela é possível criar uma cadeia produtiva lucrativa onde todos ganham.

Por isso, a ECO Business Show 2009 conta com o apoio de entidades, organizações não-governamentais, universidades e iniciativas públicas, privadas e, surge como uma grande vitrine para apresentar ações que unem o equilíbrio ambiental, cultural, econômico e social. “Este ano vamos trabalhar com base em três pilares: construção civil, transportes e indústria, que juntos que envolvem questões como energia, matéria-prima e tecnologia” diz o executivo.

Esta nova realidade já pode ser vista em empresas brasileiras que adotaram programas como reaproveitamento de água, utilização de detritos de aves, reciclagem de materiais, construções verdes, energias renováveis, entre outros. Um dos cases apresentados na primeira edição do evento é o projeto criado pela Cogerar Sistemas de Energia, que produz energia elétrica a partir do uso de resíduos de granjas e que viu na produção do estado de Santa Catarina – responsável por 22% de 2,8 bilhões de aves abatidas anualmente no País -, uma oportunidade de negócio sustentável.

De acordo com Eduardo de Moraes, diretor de desenvolvimento da Cogerar, diante desta escala de produção é preciso ficar atento ao padrão tecnológico das criações e ao controle sanitário. Isto inclui, por exemplo, a reavaliação de pontos importantes como a destinação dos resíduos orgânicos que possuem potencial risco à saúde humana. “Foi aí que surgiu a idéia de reaproveitar estes detritos e criar a Usina Termelétrica de Xanxerê – cidade localizada ao leste do estado catarinense -, que se encontra em fase de construção e com funcionamento previsto para 2010”, conta Moraes. A primeira usina vai gerar energia com os resíduos das aves criadas em 1.500 granjas do estado que já aderiram ao projeto.

Outra iniciativa de destaque é a Revita – especializada na extração da fibra de celulose das embalagens Tetra Pak. Pioneira a exercer essa atividade, a empresa fornece material a fabricantes de Telhas e Chapas Ecológicas com o menor índice residual de fibras de celulose. O ganho vem com a redução de custos e maior eficiência produtiva, comprovada pela qualidade dos produtos fabricados.

 

Segundo Guggisberg, mostrar na prática o que já existe com relação a Negócios e Cidades Sustentáveis é o grande diferencial da ECO Business Show 2009, pois ela abre espaço para o benchmarking, aprendizado, reflexão e socialização das ações adotadas pela iniciativa pública e privada. O empresário afirma ainda que os congressistas e expositores vão apresentar como é possível obter resultados sólidos e ao mesmo tempo contribuir para que o desenvolvimento sócio econômico não comprometa as futuras gerações com as necessidades de hoje.

Serviço:
Eco Business Show 2009
Data:  1,2 e 3 de setembro de 2009
Local: Centro de Exposições Imigrantes, São Paulo (SP)
Mais informações: www.ecobusinessshow.com

Anúncios