Foto do Jardim Botânico

O Jardim Botânico é uma das áreas verdes mais valorizadas da cidade de SP. Possui uma área de 360 mil m², repleta de belezas naturais e faz parte do Parque Estadual das Fontes do Riacho do Ipiranga.

 Além de sua sede, Reserva Biológica e Jardim Botânico, situados dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, bairro da Água Funda, na capital do Estado de São Paulo, o Instituto de Botânica possui duas outras  Unidades de Conservação, representando os biomas principais do Estado: Mata Atlântica (Reserva Biológica do Alto da Serra de Paranapiacaba) e Cerrado  (Reserva Biológica e Estação Experimental de Moji Guaçu).

O local é a maior área de conservação da biodiversidade na Grande São Paulo, possui coleções de plantas nativas e exóticas encontradas em um jardim paisagisticamente planejado com uma beleza exuberante.  A entrada do Jardim é composta por uma alameda de palmeiras jerivá , ladeada por bancos e pérgolas com trepadeiras floríferas. Os visitantes também encontrarão o Jardim de Lineu, inspirado no Jardim
de Uppsala, na Suécia, com duas estufas monumentais, uma destinada à exposições temporárias e a outra abriga
plantas de regiões tropicais, principalmente da Mata Atlântica. No Jardim existe um lago com ninféas , plantas aquáticas da família da vitória-régia.

Outra atração bem interessante é o Museu Botânico Dr. João Barbosa Rodrigues, localizado junto ao Jardim de Lineu, o qual é adornado internamente com vitrais que retratam a evolução das plantas e externamente com placas terra-cota, de alto relevo, retratando plantas da flora brasileira. Este Museu apresenta de forma didática os vários ecossistemas ocorrentes no Estado de São Paulo, além de produtos e subprodutos retirados dos vegetais, possibilitando o aprendizado da botânica e o reconhecimento da importância do estudo e da conservação da flora.

E para terminar, é possível apreciar os bosques de pau-brasil, de imbúias, de palmiteiros , a Alameda Von Martius com aléias de palmeiras reais, o lindo portão histórico, datado de 1894, que pertencia a antiga Companhia de Águas e Esgotos da Cidade de São Paulo , o túnel de bambus, o castelinho das crianças e as trilhas no meio da vegetação.

É uma bela alternativa para o lazer, cultura e riqueza em relação a flora de um dos lugares mais visitado de São Paulo.

Para maiores informações, acesse o sitewww.ibot.sp.gov.br

 

Fonte de Consulta

www.ipiranganews.inf.br

www.sampa.art.br

Fonte da Foto

www.sampa.art.br

Anúncios