Sustentabilidade para Instituições e Gestores com Boas Práticas Socioambientais
Inscrições de Cases até 30/06/2009

JUNTE SE AOS MELHORES DA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL BRASILEIRA

Desde a primeira edição do programa Benchmarking Ambiental Brasileiro em 2003, a temática ambiental só avança e ganha espaço nos segmentos da sociedade. O programa Benchmarking (*)participante e líder deste processo contribui com a identificação e co mpartilhamento das boas práticas de sustentabilidade selecionadas por uma comissão técnica multidisciplinar e com participaç&oti lde;es internacionais.
 
Com metodologia própria e transparente é definido o Ranking Benchmarking dos melhores da gestão socioambiental brasileira, reconhecidos como detentores das melhores praticas, e por isto, referencias e exemplos a seguir. A partir deste filtro, as boas práticas integram o maior Banco Digital de praticas de sustentabilidade de livre acesso do país e seus resumos são publicados em Livro, Revista, Guia e apresentados em Encontros Técnicos, abertos e gratuitos.

Programa Benchmarking – Soluções inovadoras que melhoram o desempenho ambiental das atividades humanas

O programa entra em sua 7ª edição com uma história de sucesso e crescimento. A cada ano, novos segmentos aderem ao programa com suas práticas de excelência comprovando que competitividade e responsabilidade são complementares e não excludentes. As maiores instituições e os melhores gestores integram o Ranking Benchmarking com suas praticas de sustentabilidade.

Estas Instituições e gestores tem no programa Benchmarking oportunidade para contribuir efetivamente na construção de um cenário de sustentabilidade, fazendo parte de um processo de inovação independente com resultados concretos e animadores.

05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) é comum encontrarmos uma programação intensa de eventos comemorativos que enfatizam a importância da questão ambiental, e nos remete a urgência de repensar, inovar e adotar práticas sustentáveis.

“Sabemos que o mais importante é o compromisso individual e coletivo com adoção e fortalecimento das boas práticas no dia a dia das empresas, instituições e sociedade”, diz Marilena Lino de Almeida Lavorato, Coordenadora do Programa. 

Dentro deste contexto, o Programa Benchmarking dá contribuição efetiva: São aproximadamente 150 praticas selecionadas e disponibilizadas no Banco Digital de livre acesso, 04 Encontros Técnicos ao ano abertos e gratuitos e publicações distribuídas gratuitamente e com livre acesso na Internet (Guia de Boas Praticas e Revista Benchmarking). O Livro BenchMais, as 85 Melhores Práticas em Gestão Socioambiental foi lançado em 2007 em associaç&atil de;o com o Instituto Envolverde e Ruschell & Associados, e 5000 exemplares foram distribuídos gratuitamente nas universidades e instituições representativas apoiadoras.

O programa Benchmarking com metodologia própria, regulamento especifico e comissão técnica multidisciplinar renovada anualmente, há 07 anos é considerado o instrumento certo para identificar e compartilhar o valor das boas práticas nas empresas sustentáveis, aquelas que contribuem de forma concreta com a melhoria do desempenho ambiental das atividades humanas.

Depoimentos Benchmarking 

Segundo Bernadete Lange, especialista ambienta l do Departamento de Desenvolvimento Sustentável no escritório Brasil do Banco Mundial e jurada Benchmarking 2009, “O reconhecimento, incentivo e divulgação de práticas sustentáveis são ferramentas essenciais para o estabelecimento de um no vo processo produtivo. Neste sentido, o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma referencia no reconhecimento de práticas de gestão socioambiental corporativa! Ë uma oportunidade de debater e divulgar o tema”.

Já Guido Petinelli,Vice Presidente da iLiv Tecnologias Integradas de Green Building de Montreal, Canadá diz: “Os mercados querem mudanças rá pidas e profundas para práticas mais sustentáveis e os líderes empresariais começam a ver a sustentabilidade como um ativo a ser administrado, pela competitividade que proporcionam, e que portanto deve ser considerado nas estratégias de gestão de riscos. O papel do Prog rama Benchmarking Ambiental Brasileiro é incrivelmente importante por identificar e divulgar as melhores práticas, estimulo duplo para apoiar e estimular essa mudança”. Guido Petinelli é também jurado Benchmarking 2009 e foi consultor LEED ® para o World Trade Center de Dubai com 1 milhão de metros quadrados, um dos maiores projetos LEED® do mundo.

Números Benchmarking

Mais de 100 empresas e instituições já passaram pelo crivo Benchmarking e foram reconhecidas como Instituições adotantes e promotoras das boas práticas socioambientais. Neste período o Programa contou com a participação de 80 especialistas do Brasil e de outros países em sua comissão técnica e mais de 80 apoiadores institucionais aderiram ao Programa que é reconhecido internacionalmente.

A 7ª edição do Programa Benchmarking conta com o apoio das mais conceituadas instituições representativas nacionais e internacionais, e para participar e fazer parte do Ranking Benchmarking 2009, instituições e gestores com praticas sustentáveis devem inscrever seus cases até 30/06/2009 no hot site: www.benchmarkingbrasil.com.br

(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)
 
 
Mais Informações:
 
Kathellym Santos
Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro
Atitude Responsável e Competitiva
(11) 3729-9005/ 3257-9660
Imprensa@maisprojetos.com.br
imprensamais@terra.com.br
www.benchmarkingbrasil.com.br
 
São Paulo, 02 de Junho de 2009.

Anúncios