Foto - Planta Xaxim

Você sabe o que é o Xaxim?

A Dicksonia Sellowiana, planta nativa da Mata Atlântica, conhecida como Samambaia-açu Imperial, cujo tronco se extrai o Xaxim, utilizado na fabricação de vasos e substratos , está na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção (IBAMA) pelo corte indiscriminado e comércio indevido. Em 2001, uma resolução do CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente – passou a proibir a extração dessa espécie vegetal, nos estados do Sul do país, em especial, Santa Catarina, local de maior ocorrência dessa exploração.

A Samambaia-açú Imperial tem um crescimento muito lento, geralmente entre 5 a 8 cm por ano e estima-se que para  produzir um vaso de 50cm de diâmetro é necessário extrair uma planta com idade mínima de 50 anos.

Você sabia que a Samambaia-açu é uma das espécies vegetais mais antigas do planeta e leva até 100 anos para atingir sua idade adulta?

Devido a sua singular beleza costuma ser utilizada na ornamentação de jardins, mas suas mudas devem ser sempre originárias de plantas cultivadas e não extraídas do ambiente natural.
Com a consciência de que é preciso preservar esta espécie, foi desenvolvido em 1996, o COQUIM, o primeiro vaso de fibra de coco do Brasil, um produto orgânico, 100% natural, biodegradável, que vem substituir o Xaxim para deixá-lo intacto na Mata Atlântica.

Foto coquim 

 USE UM COQUIM 

SALVE O XAXIM

E PRESERVE O PLANETA

 

Fonte de Consulta – www.coquim.com.br

Fonte das fotos-  www.coquim.com.br/www.jardimdeflores.com.br

Anúncios