Você está convidado a participar !

Dia 30 de maio de 2009 – sábado
De 10 às 13 horas

Praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Recreio, Grumari.

Praias de Sepetiba, Ilha de Paquetá e Saquarema.

 Pelo sexto ano consecutivo, comemorando a Semana Mundial do Meio Ambiente, o Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto Limpeza na Praia, promovem o Evento Limpando & Reciclando. Será uma ação de conscientização de limpeza e reaproveitamento do lixo coletado nas praias e em outras localidades e contará com o trabalho voluntário de alunos da Rede de Ensino, como universidades e colégios públicos, e de várias instituições de educação, como cursos de idiomas, de informática, de artes marciais, escolinhas de surfe, de futebol e de mergulho. O mutirão acontecerá no dia 30 de maio, sábado, com início às 10 horas e término às 13 horas.

 O lixo, coletado em duplas, será catalogado e, ao término da ação, reaproveitado pelas cooperativas e instituições de reciclagem, servindo como exemplo para as demais ações e campanhas ecológicas. Serão distribuídos um total de 20.000 sacolas plásticas biodegradáveis e compostáveis __ feitas a base de milho __ e luvas a todos que desejarem participar desta nobre campanha.

 Os oceanos estão cheios de detritos sólidos, que não só deixam os litorais e praias sujos e poluidos como, principalmente, podem provocar uma significativa mortandade de inocentes animais marinhos. Todos nós sabemos que a solução a longo prazo é diminuir a quantidade de resíduos produzidos ou mesmo consumidos. Esse evento de limpeza, que une voluntários de todas as idades e dos mais diversos setores da sociedade, empresários e governantes, é a oportunidade da participação comunitária em ações imediatas e locais de limpeza que contribuem para minimizar no curto prazo o impacto dos resíduos sólidos e suas conseqüências danosas para o ambiente e para a fauna marinha.

 Quase dois terços de todo o lixo que é encontrado pelos voluntários é algum tipo de detrito não degradável a curto prazo. São canudinhos, pontas de cigarro, tampinhas, cotonetes, sacos plásticos, chinelos. Tudo largado na areia, representando para a fauna marinha o maior percentual de materiais ambientalmente perigosos.

 Restos de redes, linhas de pesca, cordas e sacos plásticos abandonados no mar permanecem nesse ambiente por muitos anos, por sua baixa biodegradabilidade, e acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição. Peixes, aves, focas, tartarugas e golfinhos podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas-vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta. Golfinhos já foram encontrados com o estômago cheio de lixo que veio das cidades.

 A ponta de cigarro, o item mais coletado no mundo todo, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem. O mesmo ocorre com os sacos plásticos. Um saco plástico à deriva no mar é facilmente confundido com uma água-viva, componente alimentar de várias espécies de tartarugas-marinhas. Engolindo um saco plástico, a tartaruga pode morrer por asfixia.

 Identificar as fontes de poluição e dar conhecimento à população dos riscos dos resíduos nos ambientes aquáticos são importantes metas deste evento, que é de todos nós.

 O evento Limpando e Reciclando 2009 conta com o Co-Patrocínio da Secretaria de Meio Ambiente – Prefeitura do Rio de Janeiro e com o Apoio da OI; SuperVia; Metrô Rio; Wise Up; Outback; Universidades Castelo Branco; Sushi Carioca; Jeep Tour; ANTILHAS, BASF; GALI; AL Technology e Consult; Revista Surfar; OI FM; Lojas Aqualung; Unicard-UNIBANCO; PROVE; Aqualittera; Programa Na Praia; Amigança Produções & Promoções; Grupamento da Guarda Municipal do Rio de Janeiro; CEA Marapendi; Guarda Municipal de Paquetá; Jornal do Meio Ambiente; Video Clipping Produções; Supervídeo; Agência Rio de Notícias; Projeto Orla – MMA / Governo Federal;  ONG Clean Up The World Australia; UFRJ Surf; Greenpeace Brasil.
 
Pontos de encontro:

(Com início às 10 horas e Término às 13 horas em todos os pontos, simultaneamente):

 
Praia de Copacabana:

No Posto Seis, onde os voluntários seguirão em arrastão até a rua Santa Clara, com os grupos da SuperVia, prefeitura do Rio de Janeiro e Greenpeace Brasil;

Em frente à Rua Rodolfo Dantas, com o grupo do Metrô Rio e da Prefeitura do Rio de Janeiro; Praia de Ipanema:
– Na Pedra do Arpoador (Posto 7), os voluntários estarão caminhando na coleta em direção à rua Garcia D?Avila, com o grupo da Luisa Parente, OI FM, e de banhistas e surfistas;

Praia da Barra da Tijuca:
– No Quebra-Mar em direção à Barraca do Pepê, com grupos de universitários, Ong Lagoa Viva, Prefeitura do Rio de Janeiro e CEA Marapendi;

Praia do Recreio:
– Na Praça TIM MAIA, com os grupos da UFRJ Surf e professores e alunos da UCB (Universidade Castelo Branco);

Praia de Grumari:
– no canto direito da praia de grumari, na direção do quiosque do Russo, com a Associação de Surfista e Amigo do Grumari – ASAG.

Praia de Sepetiba:
– No “Coreto”, com o grupo da Magali Jordão, com colégios e a Guarda Municipal;

Ilha de Paquetá:
– Na Praia da Moreninha, com o grupo da Guarda Municipal e moradores e turistas;

Saquarema (Região dos Lagos / RJ):
– Na praia do Pontal, com moradores e surfistas;
 
Todos estão convidados a participar ativamente dessa ação extremamente importante para a nossa qualidade de vida e, principalmente, para os animais marinhos.

Organização:
Anna Turano Botelho e Hildon Carrapito
Clean Up The World Organization RJ
Coordenadores do Projeto Limpeza Na Praia
Instituto Ecológico Aqualung – IEA

Telefax.: 21 2225-7387 / Cel.: 9288-3860.
Nextel: 78483084 ID 81*36746.
limpezanapraia@institutoaqualung.com.br
http://www.institutoaqualung.com.br/limpeza.html

Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail:  instaqua@uol.com.br
Site: http://www.institutoaqualung.com.br

foto do site ambientebrasil.com.br

Caco Araújo

Anúncios