foto-rio-tiete1 O Projeto Rios de São Paulo foi uma iniciativa do Jornal SPTV, da emissora de TV – Rede Globo Televisão e que tem como objetivo principal melhorar a qualidade de vida dos rios Tietê e Pinheiros.

O grande problema enfrentado pelos órgãos competentes para tratamento e revitalização do rio Tietê é o esgoto residencial, em algumas cidades existe a coleta, mas não o tratamento. Em outras o esgoto é jogado clandestinamente nos afluentes do Tietê.

Referente o rio Pinheiros que é pouco citado, pela razão de cortar uma região da capital muito valorizada por investimentos imobiliários e arquitetônicos, mas apesar desta infra-estrutura ao seu redor o rio não está integrado a essa modernidade da metrópole. Segundo a Cetesb, o rio Pinheiros é considerado classe 4, ou seja, é tão poluído que o custo do tratamento da água para uso da população é economicamente inviável.

 canalpinheiros1

 Porém, como incentivo temos o exemplo do Rio Han, que corta a cidade de Seul, na coréia do Sul.

Era um rio poluído e que através da coscientização por parte de todos e de métodos implantados como, 6 estações que garantem o tratamento da água e a proibição da Instalação ao longo do rio, de fábricas que possam poluir a água, hoje é um santuário para as aves.

Todo este plenajemanto não é de imediato é a longo prazo, mas que possui metas definidas como, construir pistas subterrâneas para todos os carros que passam pelas marginais e tornar as margens dos rios o mais natural possível. Hoje a natureza ocupa apenas 14% da extensão das margens. No final do projeto, a idéia é que isto ocorra em quase 90% da beira do rio.

Enfim, é uma boa iniciativa e tem tudo para dar certo, desde que todos, inclusive a população da cidade, tenha conscientização e ajude a preservar e manter o rios limpos de forma contínua, após a conclusão do Projeto.

 

FONTES DE CONSULTA 

Fonte: www.globo.com/sptv

Fotos: www.skyscrapercity.com

            www.5elementos.org.br

Anúncios