Este documentário feito por Estela Renner e Marcos Nisti, retrara como a sociedade está formando crianças cada vez mais consumistas, mais ligadas à televisão e internet, sedentárias com parâmetros de obesidade infantil e sobrepeso.

A infância está sendo aniquilada por novos padrões de relações sociais caracterizadas, muitas vezes, pela ausência de diálogo e aproximação dos pais com seus filhos, também pela constante manipulação dos meios de comunicação de massa. As crianças vão se constituindo em “adultos em miniatura”, vorazes consumidos de produtos.

Reparem no vídeo como as crianças rapidamente sabem os símbolos que representam as operadoras e marcas de celulares, mas não sabem o que é um pimentão, uma abobrinha, ou seja, elementos simples do dia-a-dia, parece não fazer parte de seu cotidiano.

Esse documentário retrata como os valores sociais e culturais vão se modificando rumo à uma sociedade que banaliza a forma de viver ao desvalorizar o que realmente é importante para manutenção da vida. Interessante trabalharmos isto com  nossas crianças para que elas não cresçam alienadas e aprendam a  viver em comunidade, respeitando todos os seres vivos e que reconheçam o valor da educação para sua formação como cidadão ético.

Anúncios