nemOs estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ganharam novos aliados na defesa da natureza: jornalistas profissionais e comunicadores ambientais do Núcleo de Ecomunicadores dos Matos (NEM). A ong foi criada em 2005 por jornalistas dos dois Matos Grossos (MT e MS), durante o primeiro Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, e a constituição jurídica foi consolidada em 2008.

O NEM tem a missão de promover a transformação da relação da sociedade com o ambiente por meio da comunicação socioambiental. Atualmente, a ong está executando o projeto Rádio Ecologia destinado a produção de programas de rádio para a Bacia do Alto Paraguai. Também conta com o apoio institucional para estruturação da entidade do Casa (Centro de Apoio Socioambiental).

A maioria dos jornalistas membros do NEM reside nas capitais dos estados de Mato Grosso (Cuiabá) e Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e se articulam, trocam experiências por meio de uma lista de discussão, reuniões virtuais e presenciais; e atuam de forma voluntária em prol do fortalecimento da comunicação socioambiental.

Veja alguns dos trabalhos desenvolvidos por essa equipe nos links abaixo:

 

Radionovela Coração Pantaneiro 
Coração Pantaneiro traz uma mensagem contra o aquecimento global. Quando a Sociedade Secreta dos Protetores do Pantanal descobre que o planeta está ameaçado pelo aquecimento global bola um plano para salvar o mundo. Os membros da Sociedade receberão a ajuda de dois viajantes do futuro para colocar em prática suas ideias contra o aquecimento global.

 

Boca da Mata 11 – Arqueologia do Pantanal (28’41”) 
Segredos pré-históricos da região da bacia do Alto Paraguai revelados pela doutora em Arqueologia Emília Mariko Kashimoto. Ouça ainda a entrevista com o professor Paulo Boggiani, geólogo e professor da Usp, notícias e no quinto capítulo de Coração Pantaneiro tem cheiro de romance no ar…O Capitão Gordão conhece sua nova parceira de trabalho, a bióloga Sofia Carandá.

Boca da Mata 10 – A música pantaneira (32’14”) 
Nesta edição sobre a música pantaneira, Moacir Lacerda, do Grupo Acaba, revela as origens e influências da musicalidade dos Canta-Dores do Pantanal. Ouça notícias e a música Ciranda Pantaneira, do Grupo Acaba. A radionovela Coração Pantaneiro está em seu terceiro capítulo, acompanhe essa história de aventura e conhecimento sobre o Pantanal.

Boca da Mata 9 – Educação Ambiental (23’35”) 
A relação humana com o ambiente é o tema do Dedo de Prosa com os educadores ambientais Paulo Robson de Souza e Suzete Wiziack. E na radionovela Coração Pantaneiro nova reunião da Sociedade Protetora traz uma esperança… E ainda: notícias, vinhetas da dengue e outras campanhas e um alô especial da educadora ambiental de Mato Grosso Michèle Sato. 

Boca da Mata 8 – As RPPNs (20’37”) 
O assunto desta edição são as Reservas Particulares do Patrimônio Natural, unidades de conservação privadas. Confira ainda notícias, dicas e o segundo capítulo da radionovela Coração Pantaneiro: – Quando os protetores do Pantanal ensaiam uma mensagem de amar, revelando o destino fatal. 

Boca da Mata 7 – A cultura pantaneira (26’03”) 
Nesta edição estreia a radionovela Coração Pantaneiro, que traz uma mensagem contra o aquecimento global. O Dedo de Prosa é com a pesquisadora Albana Xavier, que fala sobre os costumes e mudanças da cultura do povo do Pantanal. Confira ainda notícias e dicas ecológicas.

Boca da Mata 6 – Pantanal e desenvolvimento (21’15”) 
Como obter desenvolvimento sem agredir o Pantanal? Veja algumas respostas na entrevista especial com o diretor executivo da Ecoa, Alcides Faria. E mais: uma dica para não contaminar o solo e as águas, conheça o geoparque, notícias e vinhetas ecológicas.

Boca da Mata 5 – A Serra do Amolar (19’59”) 
Conheça a serra que é uma barreira natural do rio Paraguai na entrevista com o professor da UFMS, Geraldo Damasceno. Moradores da comunidade do Amolar falam sobre seus hábitos e da farmácia natural que trata as doenças em uma região onde não existem comércios instalados. E mais: notícias, música e spots ecológicos!

Boca da Mata 4 – A comunicação ambiental (18’46”) 
Esta edição apresenta o trabalho de Ongs envolvidas com comunicação socioambiental. O Núcleo de Ecomunicadores dos Matos e o Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul. E ainda: na morraria de Corumbá (MS) comunidade sofre com falta d’água, o trabalho da Ong Paz e Natureza Pantanal, notícias e dicas ecológicas.

Boca da Mata 3 – O aquecimento global (18’07”) 
Conheça os impactos do aquecimento global na região do Pantanal com o meteorologista Natálio Abraão Filho e o físico Moacir Lacerda e na reportagem com Luciene Melo do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Veja ainda notícias, chamadas educativas e uma receita vinda da morraria de Corumbá.

Boca da Mata 2 – A flora pantaneira (14’53”) 
Conheça como é a vegetação da região do Pantanal com a entrevista exclusiva com o casal de pesquisadores Arnildo Pott e Vali Pott. E moradores da região de Porto Murtinho e Miranda falam de seus conhecimentos sobre a flora do Chaco e como pegar peixe com frutas nativas. E mais: notícias, dicas e a campanha Árvore Dá Vida.

Boca da Mata 1 – O Pantanal (12’17”) 
Neste programa entenda como funciona a dinâmica das águas do Pantanal e sua localização geográfica na entrevista especial com o doutor em Geografia Felipe Augusto Dias. Receita, notícias e muito mais nesta primeira edição. Ouça e divulgue! 
 
Ou você pode acessar o site oficial e acompanhar as novidades: http://www.dosmatos.org.br

Caco Araújo.

Anúncios