5674239Não há nada mais prazeroso que ouvir um canto de um pássaro, ainda mais se ele estiver livre na natureza.

Ao caminharmos por aí, somos surpreendidos por várias espécies de pássaros, grandes ou pequenos, muti coloridos ou de poucas cores. Sem dúvidas todos nos encantam.

Defendo que para quem gosta de animais, quando falamos dos silvestres, os não domésticos, devam todos viverem em liberdade. Não há como comparar a vida na natureza, com seus recursos, suas belezas e a abundância de ecossistemas, com uma vida inteira dentro de gaiolas e jaulas nas casas de pessoas que adquirem esses animais.

Por mais que estes animais sejam criados desde filhotes, não sabendo como sobreviver livres, é uma pena os condicionarem a este tipo de situação. Animais silvestres precisam de liberdade. Os pássaros são dotados de asas ágeis e fortes para voarem, migrarem, caçarem e não ficar “pulando” dentro de uma gaiola. É como termos pernas e pés saudáveis, mas não podermos usá-los. 

Se amamos os animais, não podemos simplesmente comprá-los. Vê-los soltos e de repente se aproximarem de nós é muito gratificante, e mais, apaixonante.

Ainda há o problema do tráfico de animais, a ilegalidade na venda, a crueldade com que são armazenados. Milhares morrem ao serem transportados, sem contar que o tempo de vida é bem menor.

Como diz uma campanha do IVVA (Instituto de Valorização da Vida Animal), “pássaro na gaiola não canta, lamenta”.

No endereço http://coisasdafazenda.uol.com.br/aves_cantos.asp , nós poderemos ouvir o canto de vários pássaros. São muito bonitos!

Que defendamos sempre a liberdade de viver!

Bruna Rosalem

Anúncios