O Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), um dos mais importantes eventos sobre conservação da natureza da América Latina, chega a sua sexta edição em 2009. O VI CBUC acontecerá entre os dias 20 e 24 de setembro, em Curitiba (PR), e terá com o tema “Conservação das áreas naturais num mundo em transformação”. As inscrições para trabalhos técnicos estão abertas e podem ser realizadas pelo site do evento.

A Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a Rede Nacional Pró Unidades de Conservação, iniciou há mais de dez anos a realização dos CBUCs. “Oferecemos o CBUC a profissionais e a demais interessados em conservação da biodiversidade, como um fórum de discussão, aperfeiçoamento e inovação neste tema, que é tratado a partir das áreas protegidas e vai além delas. Criando esta oportunidade de contato e troca de informação entre diferentes experiências e países, viabilizamos soluções práticas para o dilema da sustentabilidade da vida em nosso planeta”, explica a diretora executiva da Fundação O Boticário, Maria de Lourdes Nunes.

Segundo Nunes, as discussões no VI CBUC prometem ser tão intensas e produtivas quanto nas edições anteriores. São esperados para esta edição mais de 1.800 participantes, entre técnicos, cientistas e estudantes ligados a órgãos governamentais, instituições sem fins lucrativos, centros de estudos, universidades e empresas de vários países.

Além disso, entre os palestrantes estarão alguns dos principais especialistas em áreas naturais protegidas do Brasil e do mundo. Os nomes já confirmados são: Robert Constanza, da Universidade de Vermont (EUA); Philip M. Fearnside, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA); Paulo Moutinho, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia/WHRC; Jules Marcelo Rosa Soto (UNIVALI – UICN), curador do Museu Oceanográfico da Univali; Allen Pursel, Conservation basement (EUA); Clóvis Borges, diretor executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental; e Fábio Feldman, Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças Climáticas e Biodiversidade.

O V CBUC, realizado em 2007, reuniu quase 1.900 participantes de 24 paises

Paralelamente ao VI CBUC, acontece o II Simpósio Internacional de Conservação da Natureza e a III Mostra de Conservação da Natureza. Na Mostra, organizações governamentais e não-governamentais, empresas, universidades, entre outras instituições, poderão apresentar e disseminar suas ações voltadas à conservação da natureza. Em breve, o mapa da Mostra estará disponível no site do evento.

Inscrições – As inscrições de trabalhos técnicos para o VI CBUC já estão abertas e vão até 11 de fevereiro de 2009. As normas de envio e o formulário padrão estão disponíveis através deste link. Na edição passada do CBUC, 83 trabalhos técnicos foram selecionados entre os 262 enviados.

Histórico –
A primeira edição do CBUC aconteceu em 1997, em Curitiba (PR) em comemoração aos 60 anos do primeiro parque nacional brasileiro, o Itatiaia. O evento reuniu 600 participantes e deu início à discussão pública de conservação da natureza em bases científicas no Brasil.

Realizada em 2000, a segunda edição reuniu 950 participantes em Campo Grande (MS). Dois anos depois, em Fortaleza (CE), o III CBUC ultrapassou a marca dos mil participantes e contou com a presença maciça dos chefes de unidades de conservação federais brasileiras.

O IV CBUC, realizado em 2004, reuniu 1.800 pessoas em Curitiba (PR). Pela primeira vez, paralelamente ao congresso, aconteceu a Mostra de Conservação da Natureza, que teve a participação de 43 expositores, entre organizações não-governamentais, empresas e organizações públicas.

Em 2007, a cidade de Foz do Iguaçu (PR) sediou a quinta edição do CBUC, que reuniu quase 1.900 participantes de 24 países para discutir o presente e o futuro das unidades de conservação no Brasil e no mundo. Naquele ano, foi realizado conjuntamente ao CBUC o Simpósio Internacional de Conservação da Natureza que, devido ao sucesso, terá sua segunda edição em 2009.

(texto extraído de Fundação Boticário de Proteção à Natureza)

Anúncios