Entre os dias 17 e 21 de novembro de 2008, será realizada em São Paulo, Brasil, a “Conferência Internacional sobre Biocombustíveis: os biocombustíveis como vetor do desenvolvimento sustentável”.

A Conferência contribuirá para a discussão internacional sobre os desafios e oportunidades apresentados pelos biocombustíveis, e será importante ocasião para a abordagem objetiva de temas relacionados aos biocombustíveis, como segurança energética, produção e uso sustentáveis, agricultura, processamento industrial, além de questões ligadas a especificações e padrões técnicos, comércio internacional, mudança do clima, e o futuro dos biocombustíveis.

Participarão da Conferência representantes de governos, organismos internacionais, parlamentares, comunidade científica e acadêmica, iniciativa privada, sociedade civil e ONGs, entre outros. Todos os países-membros da ONU foram convidados.

O evento será organizado em dois grandes segmentos: Segmento “Sessões Plenárias”, aberto ao público, nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2008, e Segmento “Intergovernamental de Alto Nível”, nos dias 20 e 21.

A Conferência está sendo organizada pelo Grupo Interministerial de Trabalho, integrado pelo Ministério das Relações Exteriores; Casa Civil da Presidência da República; Ministério de Minas e Energia (coordenadores); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério do Meio Ambiente; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério da Ciência e Tecnologia; e Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os documentos de trabalho foram elaborados pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Acompanhe também a transmissão ao vivo de todos os dias do evento, através do site: www.biofuels2008.com/br/

Bárbara de Aquino

Anúncios