A TV Ecológica teve a oportunidade de fazer algumas parcerias nos últimos anos e por decorrência desses trabalhos, tivemos o privilégio de conhecer muitas pessoas preocupadas e envolvidas com o meio ambiente.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a ZPB – Zeladoria do Planeta Brasil, junto com o Sr. Hiroaki, um dos colaboradores da ZPB.

TV Ecológica: O que é a ZPB e como surgiu?

Sr. Hiroaki – A ZPB é uma OSCIP (ong) criada no Brasil em 2003, que procura “lapidar o espirito através da limpeza, visando o engradecimento dos seres humanos; não se filia a nenhuma organização ou entidade e respeita todos os credos e religiões”.

Surgiu depois que 3 empresários japoneses radicados no Brasil foram, em 1995, voluntariamente, ajudar no socorro das vítimas do terremoto em Kobe-Japão e quando conheceram o fundador da Zeladoria no Japão, Sr. Kagiyama, empresário de sucesso de uma rede de auto-peças (“Yellow Hat”).

TV Ecológica: Quais são as atividades desenvolvidas pela ZPB?

Sr. Hiroaki – Todo ano reunimos milhares (2000, 3000) de voluntários para, num domingo, limpar (varrer) a av. Paulista e a praça da Sé. Em 2005, no seu 10º grande evento, vieram 106 voluntários (geralmente empresários e excutivos) do Japão e 8 de Taiwan. No sábado anterior, limpamos toaletes de escolas estaduais (geralmente oa EE Rodrigues Alves, na av. Paulista) e particulares.

Todo mês limpamos alguns locais em São Paulo como o Parque da Aclimação (toda 2ª 4ª feira do mês), Parque Trianon (toda 3ª quinta feira do mês), Praça Silvio Romero (último domingo do mês).

Outros locais como Francisco Morato-SP, Campina Grande-PB, Nova Londrina-PR e Brasilia-DF estão se estruturando para criar “filiais” da ZPB.

No Japão o movimento é nacional e envolve bastante a limpeza de toaletes (exige mais humildade).

Ver o site: www.souji.jp   (souji =  limpeza em japonês). Eventos em Nova York e Pequim já ocorreram.

No Brasil o nosso exemplo tem modificado a atitude de muitas pessoas. O Brasil é o país onde maior quantidade de voluntários limpam simultaneamente locais públicos. País civilizado (e rico) é limpo, país pobre, geralmente é sujo. Nós, que amamos o Brasil, queremos que ele seja um país rico, com menos egoistas e mais altruistas.

:::

Algumas frases do fundador da ZPB, Sr. Kagiyama:

1 – A grandiosidade das coisas simples está no ato de tornar extraordinário o que é comum e dar continuidade a essa ação.

2 – Sigo acreditando poder aparar as arestas do coração através da limpeza.

3 – Mesmo recolhendo uma pequena sujeira, já estamos embelezando o planeta.

4 – A condição primeira para a felicidade do ser humano é diminuir o ego e respeitar os limites.

5 – Não limpar simplesmente mas buscar o primor nos detalhes.

6 – Mesmo que o que se consiga com o esforço de centenas seja insignificante, o que for importante para alguém, será feito com dedicação.

Para mais informações acesse o site: www.zpb.org.br

Imagens do site da ZPB e de arquivo pessoal do Sr. Hiroaki.

Caco Araújo.

 

Anúncios