“Zapiando” pela internet em busca de informações sobre meio ambiente, me deparei com uma teoria muito interessante; a Pegada Ecológica.

O uso excessivo de recursos naturais, o consumismo exagerado, a degradação ambiental e a grande quantidade de resíduos gerados são rastros deixados por nós. Essas marcar podem dizer muito sobre quem somos.

Isso também acontece com os animais, onde a partir das pegadas deixadas na mata podemos conseguir muitas informações sobre eles: peso, tamanho, força, hábitos e inúmeros outros dados sobre seu modo de vida.

Assim também é a “Pegada Ecológica”. Quanto mais se acelera nossa exploração do meio ambiente, maior se torna a marca que deixamos na Terra. Nossa caminhada deixa “rastros”, “pegadas”, que podem ser maiores ou menores, dependendo de como caminhamos.

Essa teoria não é uma medida exata e sim uma estimativa. Ela nos mostra até que ponto a nossa forma de viver está de acordo com a capacidade do planeta de oferecer, renovar seus recursos naturais e absorver os resíduos que geramos por muitos e muitos anos.

Para saber como está a sua “pegada ecológica”, faça o teste: www.pegadaecologica.org.br

Anúncios