Ylka Silveira – Gestora Ambiental

Corais, 11recifes de corais ou antozoários são animais cnidários (grupos de organismos, constituídos de filo – cada filo representa o agrupamento mais alargado, geralmente aceite de seres vivos que partilham certas características de evolução comum. Esses animais são carnívoros, vivem nos mares tropicais e no fundo do mar.

No Brasil, temos espécies raras que só existem aqui, e a diversidade de cores apresentadas no ecossistema por esses seres, são realmente exuberantes e por isso que os recifes são responsáveis pelas maravilhosas piscinas naturais do mar nordestino e que encanta todos os turistas que tem o privilégio de conhecê-los. Porém, apesar da beleza citada, os corais possui uma responsabilidade importante na natureza, eles são responsáveis pelo equilíbrio do ambiente marinho, pois funcionam como habitat de várias espécies que dependem diretamente desse ecossistema para sobreviverem.

Infelizmente a beleza destes animais não os tornam imunes a devastação do homem com o Meio Ambiente. Atualmente os corais correm o risco de serem extintos em razão do aquecimento global, que aumenta a temperatura dos oceanos, afetando diretamente os recifes. Estima-se uma devastação de 95% dos corais nas regiões pelo mundo.

O assunto sobre o aquecimento global é um dos temas mais discutido mundialmente e que vem mostrando os seus impactos junto ao Meio Ambiente, através de catástrofes naturais causadas pelas mudanças climáticas drásticas em nosso planeta. Este resultado mostra que se continuarmos a pensar a longo prazo e não agirmos com ações efetivas e preventivas a curto prazo, os corais serão os próximos seres vivos a sofrerem com o impacto do aquecimento global e não conseguirão sobreviver por muito tempo.

 

 FONTES CONSULTADAS:

www.cidadedobrasil.com.br

www.diariodenoticia.com.br

FAPERJ 

Anúncios