A Mata de Santa Genebra é o maior remanescente de Mata Atlântica de Campinas, interior de São Paulo, com uma área de 251,77 ha.

Foi doada à cidade de Campinas em 1981, sendo administrada e mantida pela Fundação José Pedro de Oliveira. É uma UC, unidade de conservação, desde 1985. Foi tombada como pratimônio natural pelo Condephaat em 1983 e pelo Condepacc em 1992.

Sua biodiversidade é bastante rica. Além de jequitibás, perobas e alecrins, várias espécies de vertebrados habitam a reserva, como o macaco-prego, o bugio e o cachorro-do-mato, além de outros animais de pequeno e médio porte como o tatu-galinha, ouriço-cacheiro, entre outros.

Na mata são desenvolvidos atividades para diversos públicos. Há visitação de estudantes, pesquisadores, famílias, e quem tiver interesse em conhecer essa mata tão importante para a região.

As atividades de Educação Ambiental têm como foco envolver a comunidade na proteção desta área natural, utilizando a floresta como recurso pedagógico para a interação homem e natureza, sensibilizando-o e estimulando o sentimento de pertecimento e respeito a todas as formas de vida da Terra.

Há também o Borboletário, tem o objetivo a criação de borboletas em cativeiro para estudar seu ciclo de vida e comportamento. Pesquisadores já catalogaram mais de 700 espécies de borboletas na Mata de Santa Genebra. Pelo menos 30% destas espécies visitam o jardim ao longo do ano.

As pesquisas científicas realizadas na mata estão relacionadas com avaliações do estado de conservação da composição e estrutura da floresta; restaurações ecológicas em áreas sob efeito de borda; coleta de sementes e produção de mudas nativas; avaliação do uso e cobertura do solo e análise de licenciamentos ambientais na Zona de Amortecimento da UC.

Existem as visitações ao Borboletário, as monitorias com escolas, Programa Crianças do Entorno, Programa Ecoférias. As visitas abertas precisam sem agendadas por telefone.

Eu já visitei a mata, gostei muito mesmo. Você está caminhando e de repente vão surgindo os macacos, eles ficam te olhando, fazendo caretas, é muito engraçado.

Bem, infelizmente a mata passa por alguns problemas, principalmente a especulação imobiliária. A floresta se concentra em área urbana, num bairro tranquilo, próxima a grandes terrenos. As lutas de grupos ambientalistas é intensa, pois empresas estão querendo diminuir cada vez mais a extensão da mata para a construção de condomínios.

Há também a questão da poluição do solo, do entorno da mata, pois muitos dos moradores das redondezas acabam jogando lixo, acumulando entulho na floresta. É uma falta de educação e respeito à vida dos animais e plantas que tentam viver naquele espaço de natureza que ainda lhes restam. Por isso que os organizadores da mata realizam constantes palestras de Educação Ambiental.

O endereço da Mata de Santa Genebra é Rua Mata Atlântica, 447 Bairro Bosque de Barão – Barão Geraldo, Campinas/SP. Contato (019) 32490720/ Fax (019) 32892886

Site: www.santagenebra.org.br

Bruna Rosalem

Anúncios