Sabemos a importância das árvores em nossas vidas, desde o fornecimento do oxigênio até o embelesamento das cidades.

As árvores refrescam o ambiente, podem diminuir em até 6º graus a temperatura do ar, diminuem a poluição do ar, oferece abrigo as aves, sombra as pessoas, além de alimentar os lençois freáticos.´

Para quem busca saber como plantar uma árvore no seu bairro, na sua rua ou mesmo em sua casa, se tiver espaço, e para quem é professor, poderá trabalhar os cuidados a seguir com seus alunos e os estimularem a valorizar as plantas e sua função na natureza, podendo até plantar na escola.

Como plantar:

1º Abrir um canteiro (com cova de 60 cm de largura, comprimento e profundidade) oferecendo espaço para que as raízes possam respirar e para que água seja infiltrada.

2º Colocar na cova uma estaca forte para servir de sustentação à muda. Ela deve ser colocada na cova sem nenhum tipo de saquinho, ao lado da estaca.

3º Cobrir a cova com uma terra boa, aquela do tipo vegetal, pois não contém pedrinhas ou entulhos, misturar com adubo ou esterco. O adubo pode ser restos de frutas, cascas, chá. Se optar por um adubo químico utilize um NPK 04 14 08, 200g um vez por mês durante 4 meses após o plantio. A muda deve ser coberta até o seu colo com 5cm abaixo do nível da base (calçada, chão da casa, etc), seria a parte da junção do caule com a raíz. A parte da estaca que ficou dentro da cova também deve ser coberta com terra.

4º Amarrar a muda na estaca com um amarilho de barbante ou tira de borracha em forma de 8, não deixando que a planta encoste na estaca. Se for plantar em calçadas, utilizar mudas do viveiro da Prefeitura de sua cidade.

5º Reguar a muda pelo menos 3 vezes por semana com cerca de 5 litros de água. Colocar uma cerca de proteção ao redor da muda.

6º Poda de condução: retirar os ramos das laterais e inferiores propiciando seu crescimento.

Cuidados de manutenção:

Não deve-se ferir, escrever, pintar nem esfregar qualquer tipo de produto no tronco da árvore

Não utilizar a base do tronco da árvore como lixeira ou despejar qualquer tipo de lixo

Não cimentar a calçada até a base da árvore, pois ao redor do tronco o solo deve permanecer permeável, garantindo que a água possa escorrer livremente e garantir uma boa absorção e aeração das raizes

Para realizar qualquer tipo de poda ou intervenção necessária na árvore seria interessante consultar técnicos e profissionais da área como biólogos, eng. agrônomo, florestal, eles podem fornecer maiores informações sobre como, onde e quando podar a árvore, além de garantir os  cuidados necessários para uma boa cicatrização e não infecção dos cortes expostos.

O que podemos plantar em calçadas:

Algumas espécies de baixo porte: algodão-de-praia, hibisco ou mimo, pitanga, urucum, aracá, jasmim, croton, resedá.

Algumas espécies de médio porte: ipê-amarelo, ligustro, cássia aleluia, tingui preto, catiguá, ipê branco, barbbatimão, quaresmeira.

Apoio: Núcleo de Educação Ambiental e Viveiro Municipal da Prefeitura de Hortolândia

Bruna Rosalem

Anúncios