Comunidade Marujá - Ilha do Cardoso

A campanha do “Dia Mundial de Limpeza de Praias e Rios” (International Coastal Cleanup) é o maior esforço de limpeza do ambiente marinho em todo o mundo, realizado desde 1988. De forma geral, os objetivos são: remover o lixo das regiões costeiras, praias e canais dos oceanos, rios e lagos do mundo; coletar informação valiosa sobre a quantidade e qualidade deste lixo; educar as pessoas em relação ao descarte de lixo no ambiente marinho, e ainda usar a informação obtida para promover mudanças positivas visando a redução da poluição e a conservação do ambiente marinho.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Instituto de Pesquisas Cananéia (IPeC) coordenará atividades do “Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias” em algumas praias da Ilha Comprida, Ilha do Cardoso e Ilha de Cananéia. Para esse ano está previsto a participação de cerca de 100 voluntários. E a equipe da Tv Ecológica estará presente!

A data marcada mundialmente é o terceiro sábado de setembro, ou seja, dia 20. Por isso, gostaria de convidá-los a participar dessa mobilização coletiva. Além das atividades de coleta do lixo em si, vamos promover um espetáculo musical ao final do dia com presenças do Grupo Cultural Tiduca, da DJ Evelyn Cristina, da cantora e compositora Janaína Theodoro acompanhada da percussionista Beth Beli e do Trio Pé de Mulambo.

Praia do balneário sul - Ilha Comprida

Na oportunidade, será lançado o documentário “Saberes Caiçaras: a reinvenção da cultura caiçara em Cananéia” produzido pelo Coletivo Jovem Caiçara em parceria com a Sala Verde Cananéia, com o Coletivo Educador do Lagamar e o Ponto de Cultura “Caiçaras”/IPeC.

Os inscritos receberão um lanche durante as atividades e também um kit contendo camiseta, boné, luvas e sacos de lixo para coleta. As inscrições devem ser efetuadas na sede do Ponto de Cultura “Caiçaras” (Rua Francisco Chaves, 263 – Centro – Cananéia, SP) ou através dos seguintes endereços eletrônicos: coordenacao@ipecpesquisas.org.br e instituto.cananeia@uol.com.br. Responsável: Fernando Oliveira – Coordenador de Educação e Cultura do IPeC.

Anúncios