Ministro Carlos MincHoje, 09/06/2008 – Ao vivo às 22h40

CARLOS MINC
Ministro do Meio Ambiente

Uma das questões mais discutidas atualmente no mundo é de que forma atingir o desenvolvimento econômico sem agredir o meio ambiente e fazer política ambiental sem criar entraves para o progresso.

Carlos Minc assumiu o ministério com um discurso ambientalista, alertando contra o avanço da agricultura e da pecuária, especialmente na Amazônia. Disse que o desmatamento está aumentando na região e culpou a alta dos preços da soja e da carne pela abertura de novas áreas de plantio e pastagem.

O desmatamento da Amazônia chama a atenção do mundo, mas poluição, biocombustíveis e clima também estão na pauta de discussões dos ambientalistas.

Carlos Minc assume seu primeiro cargo federal, numa carreira política iniciada no movimento estudantil nos anos 60. Um dos fundadores do Partido Verde, filiou-se depois ao PT e acumulou seis mandatos de deputado estadual pelo Rio de Janeiro até assumir a Secretaria de Estado do Ambiente, no governo Sérgio Cabral, em 2007.

Entrevistadores: Merval Pereira, colunista do jornal O Globo; Michel Astor, correspondente da agência Associated Press; Marta Salomon, repórter especial do jornal Folha de S.Paulo, em Brasília; Rui Nogueira, chefe de redação da sucursal de Brasília do jornal O Estado de S.Paulo.

Perguntas dos telespectadores: Laís Duarte

Apresentação: Lillian Witte Fibe

Envie sua pergunta para  http://www.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe.asp

Fonte: TV Cultura

Caco Araújo

Anúncios