Respostas para quem quer ter atitudes ecologicamente corretas – mas ainda não sabe como agir.

1. No trabalho, é melhor usar copos descartáveis ou os duráveis? Afinal, os de plásticos são recicláveis e, quando os copos duráveis quebram, a produção de uma substituta consome água e energia.

Usar copos ao invés dos descartáveis. Estima-se que se gasta mais água para reciclar ou fabricar um produto descartável do que para lavar um durável. O ideal no caso do copo de água, por exemplo, é optar por um durável e lavá-lo apenas à noite, na sua casa, ou no final do expediente.Nem sempre os copos de plástico são separados do lixo comum e encaminhados para a reciclagem. Nos lixões, eles demoram mais de cem anos para se decompor.

2. Algumas pessoas acreditam que o computador gasta muita energia para ser ligado. É mais econômico deixá-lo em estado de espera por algumas horas?

O micro realmente gasta mais energia ao ser ligado para acionar a tela e os drivers. Isso dura alguns segundos, o que não justifica deixá-lo ligado sem uso por muito tempo. A economia de energia depende de outros fatores. Uma tela de LCD gasta 50% menos que um monitor antigo. O consumo também aumenta em ambientes mais quentes.

3. Se eu trocar minha geladeira antiga por um modelo que gasta menos energia, não estarei gerando mais lixo?

Você não precisa descartar sua geladeira em lixões. Se ela ainda funciona, procure doá-la. Algumas prefeituras, como a de São Paulo, recolhem esse tipo de equipamento. Há também cooperativas que reciclam parte do eletrodoméstico.

4. Dizem que é importante separar embalagens de alimentos para reciclagem. Mas eu não desperdiço água para lavá-las?

Você deve lavá-las, mas basta uma limpeza rápida. Gasta-se menos água nessa lavagem do que o necessário para fabricar uma embalagem nova, sem reciclagem.

fonte: Memória da 2ª Reunião de Preparação do III Fórum da A3P

Caco Araújo

 

Anúncios