Situada a cinco quilômetros da Ilha Comprida, litoral sul de São Paulo, a Ilha do Bom Abrigo atrai cada vez mais turistas e mergulhadores de todo o país.

Prainha da Ilha do Bom Abrigo

Prainha da Ilha do Bom Abrigo

O nome “Ilha do Bom Abrigo” surgiu devido a uma pequena enseada localizada em seu lado oeste, onde os pescadores encontraram um bom local para abrigar-se do mau tempo, e também por ser praticamente rodeada por costões rochosos, assim naturalmente protegida pelas fortes tempestades que ocorrem em certa época do ano. Ali encontram-se muitos barcos de pesca da região, principalmente de Cananéia, que acabam pernoitando.

Para os amantes do mergulho, a Ilha pode ser um destino tentador. A praia de águas cristalinas é o local ideal para os amantes do mergulho livre. Várias espécies de peixes e crustáceos podem ser vistos e até tocados. Para aqueles que gostam do mergulho autônomo, o mar reserva robalos e garoupas. A dica é tomar um pouco de cuidado, pois a água fica turva com facilidade (por causa do vento) e o fundo é lodoso.

“Encontrei na Ilha do Bom Abrigo a sensação de estar de bem com a natureza”, relata Vânia Marks, estudante de biologia e iniciante da prática do mergulho.

A ilha também é considerada um dos pontos importantes de descanso de algumas aves no processo de migração.

Antiga Armação de Baleia

Antiga Armação de Baleia

No lado norte há um rio de águas limpas e, bem próximo dele, há uma antiga Armação de Baleia, que era uma espécie de “fábrica” de azeite de baleia, utilizado principalmente como combustível para iluminação, da segunda metade do século XVIII até a primeira metade do século XIX. Hoje a sua infra-estrutura é tomada pela mata atlântica, podendo observar até um tacho enorme de cobre, submerso, mas com as bordas próximas da água, dentro do qual é possível ver os peixes, também muito interessante de visitar-se.

Farol
Farol da Ilha

Chamado pelos barqueiros de “Farol do Bom Abrigo”, a visita ao farol é o passeio mais esperado pelos visitantes. Foi construído em 1886 e localiza-se no cume da ilha, à 142 metros de altura. A vista é maravilhosa, onde é possível escutar a arrebentação do mar no costão rochoso e ver quase toda a parte nordeste da Ilha do Cardoso.

Para os interessados em visitar a Ilha do Bom Abrigo, basta entrar em contato com a Associação Náutica Cananéia, através do site http://www.cananeiatur.com/anc.htm ou pelos telefones:

(13) 3251-3275 ou (13) 8135-1968, falar com Ilzo.

Anúncios