Projeto de educação ambiental abre inscrições para selecionar escolas municipais de Cotia, em São Paulo. 
 
Escola EcológicaEstão abertas as inscrições para a participação de novas escolas no projeto Escolas Ecológicas, uma parceria entre o Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais – IPESA e a Fundação AlphaVille. Podem participar instituições municipais da cidade de Cotia, SP, onde o projeto já está funcionando. A proposta é inovadora para os projetos do IPESA e da Fundação AlphaVille e tem como objetivo ampliar as iniciativas em educação ambiental.
 
O Projeto Escolas Ecológicas foi desenvolvido nos anos de 2006 e 2007 como um projeto piloto no município de Cotia e pode ser dividido em duas fases.  A primeira, durante o ano letivo de 2006, buscou como objetivo central propor, fortalecer e desenvolver projetos ambientais já existentes nas unidades escolares envolvidas, ou elaborar novos projetos para as escolas que ainda não tinham. 


 
Para isso, foi elaborado e aplicado um curso de capacitação ambiental para professores, pesquisa de material didático e, em seguida, foi realizado o contato com as escolas, definição das escolas participantes e construção dos objetivos e projetos temáticos de cada uma.
 
Na segunda fase, durante o ano letivo de 2007, foi montado um cronograma de atividades com as escolas participantes no ano anterior que buscaram a continuidade e a execução prática de seus projetos, e a inclusão de novas escolas, com a aplicação do projeto temático por elas definido. Nesta etapa, o Projeto foi aplicado em cinco escolas e dos projetos escolhidos quatro foram o de implantação de horta no terreno escolar e uma de capacitação do corpo docente sobre Resíduos Sólidos e aplicação de oficinas relacionadas.
 
Reconhecimento – O Projeto Escolas Ecológicas, nestes dois anos de existência, teve a Fundação Alphaville e Alphaville Urbanismo como parceiras e financiador. Em 2007, o projeto recebeu o Prêmio TOP AMBIENTAL – da ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), um reconhecimento aos resultados obtidos.
 
Ao todo foram 8 escolas participantes; 3.142 alunos atendidos; 5 projetos em execução; 2 projetos  de construção de estufa e viveiro de mudas em planejamento. As escolas que iniciaram a execução de um projeto já começam a planejar outros e houve a aproximação e apoio da coordenação pedagógica da Secretaria de Educação do município de Cotia.
 
A receptividade dos alunos nas atividades foi muito boa, com grande interesse em uma alimentação mais saudável e alunos considerados “problema” foram dedicados nas atividades. Além disso, houve o envolvimento dos demais funcionários das escolas (merendeiras, zeladores, limpeza etc.).
 
A horta foi utilizada no desenvolvimento dos conteúdos curriculares em diversas matérias (matemática, português, inglês, geografia, história, artes etc.), além de prover alimentos diariamente para alunos dentro de fora da escola. Os alunos quiseram replicar as hortas em casa e muitos pais se envolveram nas atividades também.
 
As escolas participantes do projeto que pretendem continuar os processos em 2008 e as que desejam entrar para o novo time da educação ambiental podem preencher a ficha de inscrição no site do IPESA e da Fundação.

Para mais informações sobre esse projeto, acesse:
http://www.ipesa.org.br/portfolio/ESC_ECOLOGICAS/escolas_ecologicas.html 

Caco Araujo

Anúncios