Ilha GrandeA Ilha grande é um destino bastante conhecido dos mergulhadores pois possui inúmeros pontos para a prática de mergulho autônomo, além dos seus cenários paradisíacos. Localizada em frente a Paraty e Angra dos Reis, na Baia de Paraty. 
Um dos pontos bastante conhecidos da ilha é o histórico Presídio de Ilha Grande, por onde passaram milhares de presos políticos e perigosos criminosos, e que agora será transformado em um museu a céu aberto.
Após 15 anos depois dos galpões do Instituto Penal Cândido Mendes, serem implodidos, na Vila Dois Rios – Ilha Grande, as ruínas do presídio serão transformadas em Ecomuseu.
Essa mudança foi viabilizada através de parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a prefeitura de Angra dos Reis e a Secretaria de Administração Penitenciária. Os responsáveis afirmam que um dos objetivos é resgatar a memória do sistema penal brasileiro.
O projeto prevê a reforma, para uso turístico, da lancha Tenente Loretti, além da construção Ilha grande - Pres�diodo Ecomuseu (museu a céu aberto, interagindo com a comunidade da Vila Dois Rios); a recepção na Vila do Abraão; Museu do Cárcere; centro multimídia (no antigo cinema do presídio); e Museu do meio Ambiente (no antigo presídio feminino).
A colônia já abrigou o escritor Graciliano Ramos, Orígines Lessa, além do imperador Pedro II, que teve três passagens pelo Lazareto, sendo que a terceira foi na condição de prisioneiro, antes de ser exilado na França.
Caco Araújo
Anúncios