Nossa Missão:
::::::

Nossa Missão é apoiar, promover ações sócio-ambientais além de fomentar a visão crítica ao produto gerado pelos meios de comunicação, prezando sempre a fidelidade e imparcialidade da informação.

Um pouco de História:

A TV Ecológica foi idealizada em 2004 por iniciativa de Carlos Bernardino de Souza, conhecido no meio como Caco Araújo, na época, estudante de Comunicação Social (Rádio & TV), e um grande apaixonado pelas questões ambientais.

Inicialmente o site foi utilizado como uma ferramenta no desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso para a graduação em Rádio e TV, no entanto, detectou-se a oportunidade de utilizá-lo na propagação das informações relativas ao meio ambiente, agregando, com o tempo, novos parceiros e apoiadores.

Quem é quem…

 

caco araujo gdCaco Araújo: Radialista graduado em 2004 pela Faculdade Anglo Latino e com Extensão Universitária em Roteiros para Audiovisual pela ECA/USP.
Estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Uninove/SP.

Tem em seu histórico algumas premiações ligadas ao Meio Ambiente, sendo as Principais delas o Prêmio Hélio Beltrão de Experiências Inovadoras no Serviço Público, em 1998, premio oferecido pela UnB – Universidade de Brasília, pela boa classificação com o projeto de “Reciclagem de Papel de Escritório”, projeto que foi aplicado na Superintendência do INSS em São Paulo, obtendo excelentes resultados.

Além deste prêmio, também foi ganhador do concurso EXPOCOMM, em 2002, realizado na Bahia, ficando com o segundo lugar na categoria Rádio Novela, onde participou com um programa de rádio ligado ao meio ambiente, chamado de “Inspetor Recreio e sua assistente Mirandinha”. Esse programa é voltado ao público infantil e adolescentes, pois trata o assunto “meio ambiente” de maneira divertida, utilizando uma forma de linguagem informal.

Mergulhador Autônomo e fotógrafo subaquático pela P.D.I.C. (Professional Diving Instructors Corporation) sob certificação Advanced OPW # 98971, tendo como mestres Marcos Fidalgo e Ary Amarante, atuando com mais intensidade na Videografia Sub.

Também atuou no ano de 2008 na Fundação de Rotarianos de São Paulo, coordenado as atividades do Estúdio de TV das Faculdades Integradas Rio branco (Campus Oeste), em São Paulo.
É estudante de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Nove de Julho – Uninove e coordena o site www.espacodoarquiteto.com.br,  um site voltado à arquitetura, urbanismo, decoração e sustentabilidade.

BárbaraBárbara de Aquino: Jornalista. Graduada em 2007, pelo Centro Universitário FIEO.Criadora do programa de TV “De Barraca pelo Brasil”, trabalho este que mostra lugares alternativos para a prática do Ecoturismo. O programa de TV foi desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso, atuando como repórter e apresentadora.

Possui grande afinidade pelas questões Sócio-Ambientais. Ainda em 2007, prestou serviços como repórter no Jornal da Universidade de São Paulo e no Jornal Regional de Registro.

Possui cursos de extensão em Jornalismo Ambiental e Apresentador de Telejornal.

“Acredito que meu interesse pelo meio ambiente surgiu após a tomada de consciência de que é essencial para a vida de todos, é nosso lar, dependemos diretamente dele.  No meu TCC pude confirmar conceitos que já tinha em relação ao meio ambiente. É essencial para a vida humana e que precisamos aprender a viver em harmonia com ele. Não podemos viver hoje como se fossemos a última geração sobre a Terra.

Ao compor a equipe de voluntários da  TV Ecológica, espero disceminar informações e trocar conhecimentos das questões ambientais, mostrando como o jornalismo ambiental é uma importante ferramenta de denúncia e preservação do meio ambiente. Além disso, é uma ótima oportunidade de expor meu trabalho no mercado de trabalho. ” (Bárbara de Aquino)

Bruna Rosalem: Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas.
Desde a graduação vem realizando projetos de pesquisa em Educação Ambiental. Ganhou bolsa-pesquisa do Cnpq e da FAPESP.

As investigações realizadas buscaram analisar a ambientalização de currículos em formação de professores e o quanto alunos e docentes  se identificavam com a Educação Ambiental na sua formação como sujeito e como profissional.

Foi voluntária numa ONG de proteção animal trabalhando com posse responsável, campanhas de castração, recuperação e doação de animais. Fez um curso de Apoio Veterinário atuando como auxiliar em clínicas veterinárias na busca de maiores conhecimentos sobre as espécies animais e como proceder ajuda, cuidados e tratamento. Atualmente trabalha como pesquisadora-bolsista em Educação pelo Programa de Pós – Graduação da Universidade Estadual de Campinas. Escreve artigos para revistas acadêmicas nas áreas de Educação, Ciências e Educação Ambiental.

YlkaYlka Silveira de Carvalho Gomes: Formada em Gestão Ambiental, elaborou o tema do seu trabalho de conclusão de Curso (TCC) relacionado ao PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto da Ribeira) – Tema: Ecoturismo e desenvolvimento sustentável, no qual, a professora coordenadora do TCC  encaminhou o trabalho para o Parque para que o mesmo fosse aproveitado da melhor forma possível, devido o bom conteúdo do trabalho.

Como possui um grande interesse nas questões ambientais, ecoturismo, aventuras, enfim, atua quando possível como voluntária na SOS Mata Atlântica, participou do VIVA Mata no ano de 2006, participa de ações voluntária, como uma  ação voluntária que ocorreu neste ano para ajudar a ONG – ABEAC (www.ABEAC.org.br) uma Organização Não-Governamental que atua em São Paulo e cuida de cerca de 200 animais que sofreram abandono e maus-tratos.

Maurício Paniza:  Graduado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Durante o curso, desenvolveu estágios em atividades de gestão socioambiental no Instituto Brasileiro de Florestas (IBF) e Serviço Social da Indústria (SESI-PR). Atualmente, estuda Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e atua como pesquisador bolsista do CNPq na Associação do Desenvolvimento Tecnológico de Londrina (Adetec).

Seu interesse por temas ambientais surgiu do convívio com a Profª Drª Lilian Aligleri – bicampeã do Prêmio Ethos Valor (Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social) e pesquisadora do tema gestão socioambiental desde meados de 2000, período em que ainda pouco se falava do envolvimento das empresas com o tema.

Fábio Cesar Costa de Vasconcelos: Advogado e Professor Universitário. Graduado em Direito e Especialista em Direito Ambiental pela Faculdade Piauiense-FAP. Mestrando em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PI, subsecção de Parnaíba.

::: Se você quer fazer parte dessa equipe e postar suas matérias e artigos aqui na TV Ecológica, faça contato conosco:::

Fale Conosco:

CACO ARAÚJO
carlos@tvecologica.com.br
55 (11) 7633-7340

BÁRBARA DE AQUINO
55 (11) 8155-8801

BRUNA ROSALEM
brosalem@gmail.com
55 (19) 8120-4645

YLKA SILVEIRA
ylkagomes@ig.com.br
55 (11) 7676-0947

MAURÍCIO PANIZA
mauriciopaniza@hotmail.com

FÁBIO VASCONCELOS
fabiocesarcv@yahoo.com.br

Para assuntos diversos:
tvecologica@tvecologica.com.br

:::::::::