Hoje, dia 05 de setembro, é comemorado o dia mundial da Amazônia. A Amazônia  é o maior bioma terrestre, abrangendo 9 países (Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa e Suriname) e ocupando cerca de 60% do território brasileiro. A chamada Amazônia Legal engloba nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

Somente essa dimensão já seria suficiente para justificar a extraordinária importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo, mas ela não se resume apenas a isso. Alem de ser o maior bioma brasileiro e mundial, é também a maior floresta tropical contínua do mundo, com mais de 6 milhões de quilômetros quadrados no total, sendo que cerca de 5 milhões localizam-se em território brasileiro.

Tem ainda a maior bacia hidrográfica do planeta, com cerca de 7 milhões de quilômetros quadrados de área e o maior rio do planeta, o rio Amazonas. Abriga também a maior biodiversidade do planeta, seja em flora ou em fauna, representando mais de um terço da biodiversidade do planeta e seu maior banco genético.

Com todos esses atributos, que não são todos os que pertence, já se pode notar o quanto a Amazônia é importante para todos, entretanto, a consciência dessa importância não atinge a todos e muitos continuam degradando esse imenso e inestimável patrimônio humano.

Os problemas enfrentados na região, que ocasionam impactos negativos no meio ambiente, são muitos e envolvem, entre outros problemas, o desmatamento em grande escala, as queimadas desordenadas e os incêndios criminosos, a caça ilegal, a exploração ilegal de madeira e minério, a falta de recursos para proteção das unidades de conservação existentes na região.

Como se vê, muitos são os desafios enfrentados pelo governo e demais entidades que lutam para proteger esse patrimônio mundial, que poderá nos trazer, além de benefícios ecológicos diretos, a solução de problemas outros com o fornecimento de matéria-prima para a indústria cosmética e farmacêutica, a possibilidade de geração de energia e a garantia da disponibilidade de água potável, entre outros benefícios.

Por isso devemos nos envolver de alguma forma com a luta pela proteção da Amazônia, seja de forma direta ou indireta, como fazem milhares de pessoas ao redor do mundo, entre autoridades públicas, artistas e pessoas comuns, famosos e anônimos. Uma dessas pessoas famosas envolvidas com a proteção da Amazônia é a modelo internacional Gisele Bündchen.

A top model lançou hoje, em seu canal oficial no youtube, um vídeo de lançamento da campanha intitulada “desafio pelas florestas”.  A campanha é motivada pelo ano internacional das florestas e o dia mundial da Amazônia epretende realizar uma mobilização na internet pela proteção das florestas. Assista ao vídeo (http://www.youtube.com/user/giseleofficial#p/a/u/0/2Y9oz26yqo8) e participe dessa campanha.

About these ads