Há 16 anos atrás um importante documento foi construído numa reunião de diversos países: O Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global.
Este documento teve seu início na Conferência Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, sediado no Rio Janeiro em 1992, sendo  também chamada de ECO 92, RIO 92, Cúpula ou Cismeira da Terra.
O objetivo principal desta conferência foi discutir meios para conciliar o desenvolvimento sócio-econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra.
Definitivamente, o tratado e outros documentos e convenções criados pela RIO 92 foi um grande passo para a consolidação da Educação Ambiental.
Muitos dos princípios e propostas do tratado ainda são discutidos, colocados em prática ou modificados, afinal é um processo contínuo de construção e reflexão. Existe um longo caminho a percorrer para construir uma sociedade que respeite e valorize o meio ambiente como a própria sobrevivência.
É importante ler esse documento para conhecer o que foi discutido na época e o olhar para o futuro do ambiente e das sociedades que o documento elucida. Já chamando a atenção para novas posturas, valores e entendimento das relações do ser humano com a natureza.
Está feito o convite!

Bruna Rosalem

About these ads