Frequentemente postamos experiências de profissionais em meio ambiente e essa é mais uma que merece destaque na TV Ecológica, dada a quantidade de informações sobre o uso sustentável da água que a Mariana sintetizou em seu site.  Você terá acesso a técnicas de uso sustentável da água, uso racional da água, vídeos, fórum de discussão, artigos científicos, links e um contato com a autora.

Site uso sustentável da água

Sobre o site:

A criação deste site é fruto de um projeto realizado por ocasião do curso de Especialização a Distância em Educação Ambiental do SENAC-DF, turma 2007. O projeto tem como objetivo identificar e disseminar técnicas de baixo custo de uso sustentável da água através de um site de internet.

A água é de extrema importância para a vida na Terra. Muitos a utilizam como se este recurso natural fosse inesgotável e como se não houvesse necessidade de preocupações com seu uso indiscriminado. Porém, segundo Pereira (2006), a escassez de água tem sido apontada como um dos problemas mais preocupantes para este novo milênio, isto porque há uma má administração dos recursos hídricos, assim como uso insustentável em irrigação e o aumento da população mundial.

De acordo com Rosegrant (2002), os recursos hídricos estão diretamente relacionados com a produção de alimentos. Com o aumento da população mundial, consequentemente haverá um aumento do uso dos recursos hídricos do planeta. Rosegrant (2002) ressalta que são necessárias atitudes urgentes quanto ao uso sustentável da água, principalmente na agricultura, caso contrário, possivelmente, o mundo enfrentará uma das maiores crises nos setores hídrico e alimentício nas próximas décadas.

O acesso à água doce no mundo já tem sido um problema enfrentado em diversos países, inclusive no Brasil. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA, 2003), cerca de um bilhão de pessoas no mundo não têm acesso a água suficiente para consumo doméstico. O cenário mundial é muito variado quanto à disponibilidade de água. Em alguns países, a escassez de água é resultante das condições geográficas da região, já em outros países, há muitas reservas de água, porém sua escassez é resultante do uso demasiado da mesma. De acordo com dados da ANA (2003), os países que enfrentam escassez de água mais severa são: Mauritânia, Jordânia, Tunísia, Uzbequistão, Argélia, Paquistão e Líbano.
 
O Brasil pode ser considerado um país privilegiado em recursos hídricos, sendo que 73% destes recursos se encontram na bacia amazônica, onde residem apenas 5% de sua população. Mesmo sendo um país com uma situação privilegiada, o Brasil enfrenta problemas de escassez de água em algumas regiões, devido a uma combinação de excessivo uso da água e degradação resultantes da falta de planejamento de crescimento urbano, urbanização e expansão da agricultura, dentre outros fatores.

A Educação Ambiental se insere neste cenário para transformar o modo como o homem se relaciona com a natureza. Segundo Catalão e Rodrigues (2006), é necessária uma reformulação no sistema de valores para a construção de um mundo socialmente justo e ecologicamente equilibrado que tenha como base responsabilidade individual e coletiva. O homem deve pertencer ao meio ambiente e não ser somente o seu usuário. Conservar, preservar, cuidar, de forma efetiva e coerente, é uma atitude própria de quem pertence ao meio ambiente.

Site http://usosustentaveldaagua.tripod.com/index.html
Contato com a autora: marianabrunofaria@gmail.com

Caco Araújo.

About these ads