SITS

Fortaleza será mais uma vez o cenário do Seminário Internacional de Turismo Sustentável (SITS). O segundo encontro acontece entre os dias 12 e 15 de maio de 2008. O objetivo é encarar e discutir o turismo comunitário como estratégia de valorização da cultura das populações tradicionais, de preservação ambiental e de economia solidária.

O seminário busca também dar continuidade ao trabalho desenvolvido no ano primeiro seminário, que ocorreu em 2003, onde foi iniciado o processo de construção de um novo modelo de turismo, que rompa com a lógica do turismo convencional e construa uma perspectiva focada na qualidade de vida das comunidades tradicionais.

Para isso montou-se uma programação específica, onde as discussões terão por cinco eixos temáticos: “Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável”, “Mercado, trocas solidárias e Marketing” , “Turismo Comunitário Solidário de Base Local”, “Turismo em Unidades de Conservação” e “Turismo e Impactos Sócio ambientais”.

O evento é uma realização do Instituto Terramar, que confirmou a presença dos seguintes palestrantes: Cox Aranibar, Vice-Ministro de Turismo da Bolívia; Diogo Joel De Marco, representante do Ministério do Turismo brasileiro; Harold Ramos, presidente da Rede Nicaragüense de Turismo Rural; e Christine Plüess, da AKTE – Suíça (Grupo de trabalho de turismo e desenvolvimento).

As inscrições de trabalhos no seminário vão até o dia 30 de abril, através do site http://www.sits2008.org.br, e mais informações também através do telefone: (0XX85) 3226-2476.

Bárbara de Aquino

About these ads